O que são Finanças Corporativas?

Finanças corporativas é um conceito relacionado às ações tomadas que envolvem o patrimônio de uma organização. O que a torna uma prioridade dentro destas, especialmente em sua gestão financeira.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Isso porque essa gestão é essencial para manter a saúde financeira da empresa. De modo a promover e realizar a manutenção de suas atividades comerciais.

Portanto, as finanças corporativas são utilizadas na tomada de decisões, junto a indicadores e ferramentas de análises. Além de servir como parâmetro na composição societária do negócio.

Um dos motivos que tornam sua aplicação tão importante, é seu foco na maximização do valor da empresa. Logo, estimulando seu patrimônio por meio de:

O controle de riscos e despesas, bem como, um fluxo de caixa equilibrado também são essenciais nessa valorização. Logo, seu objetivo é trazer uma visão ampla e assertiva nas tomadas de decisões financeiras.

Com isso em vista, é importante falar ainda sobre as tarefas que estão relacionadas às finanças corporativas que veremos a seguir.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Investimentos de capital

Algumas das tarefas deste setor incluem realizar investimentos de capital, com objetivo de implantá-lo no longo prazo. Sempre considerando o orçamento de capital através do qual identificam-se:

  • Futuros fluxos de caixa;
  • Potenciais receitas;
  • Despesas;
  • Etc.

Isso influencia diretamente na escolha dos projetos da empresa. Uma das tarefas mais importantes e mais arriscadas, qualquer erro em seu processo pode trazer sérias consequências.

Financiamento de capital

Aqui as finanças corporativas tem como objetivo a captação de recursos, ou seja, para ampliar o capital da organização. Existem diversas formas de se fazer isso, tais como:

  • Financiamentos ou empréstimos; 
  • Emissão de títulos de dívidas; 
  • Venda de suas ações.

Essa tarefa tem como principal função buscar um equilíbrio entre o patrimônio líquido e as dívidas da companhia. Pois, focar apenas no primeiro diminui o potencial de lucratividade.

Mas, criar muitas dívidas aumenta o grau de endividamento do negócio e seus riscos de inadimplência.

Liquidez de curto prazo

A gestão financeira de curto prazo também faz parte dessas tarefas. Essa envolve os cuidados para garantir que o negócio possua liquidez suficiente para manter de forma contínua suas operações.

Ou seja, a liquidez diz respeito à capacidade que a organização possui de cumprir com suas obrigações atuais. Em seu controle, estão envolvidos aspectos como: 

Quais os Principais Indicadores para Finanças Corporativas?

Os indicadores utilizados dentro das finanças corporativas servem para que gestores criem análises financeiras da companhia. Essas são feitas periodicamente com objetivo de auxiliar as decisões.

Pois elas acompanham valores realísticos da empresa através de dados precisos. Alguns dos principais indicadores utilizados são:

  • Grau de endividamento: identifica o volume de capital de terceiros utilizado nas operações, fornecendo uma visão ampla e detalhada dos riscos gerados pelos passivos;
  • Ticket médio: é o valor médio das vendas feitas em determinado período, calculado através divisão do faturamento pelo total de vendas, normalmente considerando períodos mensais;
  • Custos fixos: somatório de todos custos fixos que englobam as obrigações a serem pagas independentemente dos resultados obtidos pelo negócio, um indicador que aponta qual deve ser seu volume mínimo de vendas.
  • ROI: ou Retorno sobre O Investimento, é um indicador comumente usado para analisar os lucros gerados ao investir em determinados projetos, com objetivo de identificar se valem a pena.

Impactos das Finanças Corporativas na Tomada de Decisões

Qualquer transação financeira está de alguma forma relacionada às finanças corporativas, o que demanda um bom controle e gestão. Portanto, para uma melhor tomada de decisões, são considerados: 

  • DRE (Demonstração de Resultado do Exercício);
  • Fluxo de caixa.

Esses são dois demonstrativos financeiros gerados dentro das finanças corporativas. Através dos quais gestores especulam e projetam onde o capital do negócio deverá ser utilizado, considerando sua realidade atual.

Assim como são decisivos ainda na escolha das fontes de financiamentos às quais irão recorrer. Se a gestão das finanças corporativas for bem feita, os gestores farão melhores escolhas em relação ao uso de capital.

Isso significa que seus impactos dependem exclusivamente de uma gestão eficaz. Pois, a falta delas pode causar prejuízos de curto a longo prazo, levando inclusive ao fechamento do negócio.