O que é FIESP?

A sigla Fiesp significa Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Seu objetivo é representar o setor industrial do país e exercer forte influência política.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Portanto, seu objetivo é incentivar a atividade industrial, promover formas de reduzir os custos de produção e diminuir o tamanho do setor, buscar mais competitividade e acesso a crédito e novas tecnologias.

Hoje, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo representa cerca de 130 mil indústrias das mais diversas cadeias produtivas associadas a mais de 130 sindicatos patronais

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Quais os objetivos da FIESP?

A destruição provocada pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) afetou a produtividade europeia, levando ao aumento da demanda em outros mercados, como aconteceu no Brasil.

Segundo a FIESP, havia mais de 4.450 indústrias cadastradas em 1920, e elas foram mobilizadas por meio da Associação Comercial de São Paulo.

Posteriormente, em 1928, por desejo de representantes de instituições políticas, foi criado o Centro Industrial do Estado de São Paulo (Ciesp).

Anos depois, a definição de um modelo sindical baseado em associações de classe, federações estaduais e federações deu a essa entidade o que hoje é conhecido como Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Depois que a secretaria obteve permissão para criar uma sociedade civil associada à federação, o Ciesp retomou suas atividades.

A FIESP fornece financiamento e apoio cultural ao Centro Cultural FIESP Ruth Cardoso, entidade criada em março de 1998 e que leva o nome da antropóloga Ruth Cardoso.

O espaço inclui o Teatro do SESI, a Galeria de Arte do SESI-SP e o espaço mezanino. O centro cultural oferece espetáculos teatrais, exposições, concertos, exibição de filmes e palestras.

Estrutura da FIESP

A FIESP tem 13 conselhos temáticos de alto nível que cobrem vários setores. Seu escopo abrange desde a economia até assuntos jurídicos e legislativos, incluindo comércio internacional, inovação, meio ambiente, infraestrutura, agronegócio, etc.

A Federação conta também com uma instituição técnica pertencente ao Instituto Roberto Simonsen (IRS), portanto, esta instituição se dedica à pesquisa e ao debate sobre a formulação e proposição de políticas públicas.

O objetivo é promover o diálogo entre entidades, classes empresariais, governo e sociedade. Para aprimorar o mais diversificado setor industrial do país, a federação ainda conta com diversos comitês.

Para isso, há um comitê de saúde e biotecnologia, jovens empreendedores, responsabilidade social, eventos, burocracia, couro, calçados e artefatos, esportes, papel, gráfica e embalagem, indústria têxtil, confecção e pronto-a-vestir.

O prédio onde fica a sede da Fiesp chama a atenção de quem passa na Avenida Paulista, em São Paulo, por seu aspecto piramidal.

Também funcionam as sedes de outras entidades ligadas ao setor industrial, como Sesi, Senai e Ciesp, que também são referência para protestos e atividades culturais.

A construção do edifício foi submetida a concurso e o endereço foi proposto como referência para a industrialização. Foi concluído em 1979 com o nome de Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, ex-presidente da FIESP.

No mesmo endereço está o Centro Cultural FIESP, com salas de teatro, exposições e exibições, além de livraria e cafeteria. Ainda possui escritório em Brasília e 50 diretorias regionais no Estado de São Paulo.

A arquitetura moderna do edifício Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, sede da Fiesp, também abriga o Ciesp, o Senai-SP, o Sesi-SP e o Instituto Roberto Simonsen.

Com isso, se tornou ponto de referência no skyline da cidade e permite a realização de inúmeras atividades que integram o Centro Cultural Fiesp à Avenida Paulista.