O que é FIERGS?

A Fiergs é a sigla que significa Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. A Fiergs participou do diálogo com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário por representar a classe sindical e o desenvolvimento industrial gaúcho.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O começo de tudo foi com a fundação do Centro da Indústria Fabril. O isolamento do Rio Grande do Sul, que foi a marca da Revolução de 1930, trouxe graves problemas para o setor industrial, como as dificuldades de acesso aos mercados do centro do País e a interrupção da vinda de matérias-primas.

Uma entidade era necessária para aglutinar forças em torno da defesa do desenvolvimento rio-grandense.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Além de participar das discussões para defender a expansão dos negócios da Indústria gaúcha, a Fiergs também trabalhou com o Centro Industrial do Rio Grande do Sul (Ciergs) para desenvolver políticas que ajudem a melhorar a competitividade, o crescimento e a inovação na indústria.

Essas duas entidades lideram o sistema industrial do Rio Grande do Sul, que inclui também o Serviço Social da Indústria (SESI-RS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RS) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS)

Quando foi criada a FIERGS?

A história da FIERGS está relacionada à criação do próprio CIERGS. Tudo começou com a revolução de 1930.

Na época, as operações comerciais no Rio Grande do Sul eram restritas. Como resultado, eles não podem obter matéria-prima das regiões central e oeste do país.

Portanto, perceba a necessidade de uma entidade que possa organizar o departamento e estimular a produtividade. Então o CIERGS foi criado. Essa entidade passou então a representar a indústria e o comércio gaúcho.

Sete anos depois, em 1937, a FIERGS foi criada para representar o sindicato. No primeiro ano de sua constituição, a Federação tornou-se interlocutora de 21 sindicatos filiados.

Um ano depois, em 1938, ela recebeu uma carta sindical da CNI (Federação Nacional da Indústria).

Ao mesmo tempo, outros estados como São Paulo e Minas Gerais também apareceram em federações.

Como parte da estrutura da Fiergs, o Centro de Eventos Fiergs é referência no turismo de negócios no Rio Grande do Sul. O local possui 37 mil m2 de área, com espaço para salas moduláveis, um pavilhão de 14 mil m2 e um teatro com 1750 lugares.

Atualmente, a FIERGS conta com 115 Sindicatos filiados, e o CIERGS com dois mil associados. Ambos têm o mesmo presidente, como marca de sua origem baseada na união.

E, juntos, representam as mais de 51 mil fábricas em atividade no Rio Grande do Sul, que empregam diretamente 800 mil pessoas.

Qual a função da FIERGS?

FIERGS e CIERGS são responsáveis ​​por garantir um ambiente mais competitivo para diversos setores do país, gerando mais desenvolvimento, governança corporativa e inovação no setor.

Além disso, também são responsáveis ​​por monitorar e propor medidas tributárias, como a redução de impostos de exportação, em benefício do setor.

As duas agências também devem desenvolver programas de mobilização para realizar ações cidadãs e definir estratégias para melhorar o comércio exterior.

Essas duas instituições também deveriam formular estratégias e defender os interesses da engenharia civil, bem como defender e proteger as indústrias estatais.

A Fiergs também realiza treinamentos e eventos, além de desenvolver programas de atração de investimentos ao estado.

Eles também são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de lideranças e relações de trabalho e pela melhoria da infraestrutura local.

Para isso, a FIERGS promove capacitação e atividades para 115 sindicatos filiados e mais de 2.000 associados vinculados ao CIERGS