Falar sobre dinheiro continua sendo um tabu para muitas pessoas, especialmente quando se trata de conversar sobre finanças com as pessoas importantes em suas vidas. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mas conversar abertamente sobre isso pode ser libertador e fazer bem para o seu psicológico e também para o seu bolso, conforme artigo recente da CNBC.

Quase dois terços dos casais acreditam que são “financeiramente incompatíveis”, o que significa que seus gastos, investimentos e hábitos de poupança não estão alinhados, de acordo com uma pesquisa.

Essa disparidade pode levar a situações desconfortáveis, como não querer falar sobre dinheiro ou até mesmo “infidelidade financeira”, quando casais escondem suas compras ou contas de investimento um do outro.

Segundo o psicólogo financeiro Bradley Klontz, membro do Financial Advisor Council da CNBC, falar sobre dinheiro pode servir como uma oportunidade de crescimento.

“Às vezes não gostamos dessa experiência, mas tende a ser bom para nós no que diz respeito à nossa relação com o dinheiro”, disse Klontz.

O tabu do dinheiro não afeta somente os relacionamentos românticos. Ele também pode prejudicar as amizades, a dinâmica familiar e até mesmo o local de trabalho.

Estudos mostram que pessoas em relacionamentos tendem a se sair melhor financeiramente quando falam sobre dinheiro, pois isso ajuda a aprender uns com os outros.

Então, por que esse estigma em torno do dinheiro ainda existe? 

Finanças é motivo de estresse

De acordo com estudo da CNBC, 70% das pessoas relatam se sentir estressadas ​​com sua situação financeira.

Com o dinheiro é um dos principais estressores na vida das pessoas, faz sentido que seja desconfortável falar sobre isso.

Afinal, dissecar preconceitos e comportamentos financeiros requer vulnerabilidade, e muitas pessoas caem na armadilha de acreditar em crenças comuns sobre dinheiro. 

Muito da forma como abordamos as finanças, desde falar sobre dinheiro até como o gastamos, vem da infância. Essa ansiedade em torno do dinheiro, disse Klontz, também costuma ser herdada. 

“Se você está testemunhando seus pais brigando [sobre dinheiro], você pode pensar ‘eu não quero pensar sobre isso’ ou [que] é um assunto perigoso.”

Mas a vergonha não só não ajuda em nada a melhorar a situação financeira das pessoas como pode fazer com que as coisas se tornem piores. 

Não falar sobre dinheiro faz com que as pessoas se sintam sozinhas em suas lutas financeiras, mesmo quando a maioria também está enfrentando dificuldades parecidas.

“Vou lhe dizer agora mesmo: se você está lutando com dinheiro, você é o americano médio”, disse Klontz. “Você não está sozinho.”

Se você tem dificuldades em falar com seu cônjuge sobre dinheiro ou não consegue organizar sua vida financeira nem escolher os melhores investimentos, considere contar com a ajuda de um profissional.

Converse com um consultor de investimentos.

Informe o DDD + 9 dígitos