O que é Escalabilidade?

Escalabilidade é um termo utilizado para denominar negócios que tem potencial de aumentar sua produção sem exigir mais investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outras palavras, a empresa, ou negócio, consegue receber práticas de fácil compreensão para que novos usuários possam dar continuidade aos serviços.

Além disso, existe a possibilidade de desenvolver novas formas e maneiras de aumentar a produção sem que haja aumento nos investimentos e tão pouco perda na qualidade do serviço ou produto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Escalabilidade na Prática

Um escritório que desenvolve o serviço de contabilidade pode agilizar o seu trabalho por meio do emprego de máquinas e sistemas modernos, onde os lançamentos contábeis e o desenvolvimento de relatórios podem se dar automaticamente.

Portanto, se antes a empresa conseguia atender uma determinada quantidade de clientes com qualidade, com o emprego de novas tecnologias a mesma quantidade de funcionários poderá atender uma quantidade ainda maior de clientes sem ceder na qualidade.

Isso é um ótimo exemplo de Escalabilidade. A mesma coisa acontece com a produção de uma indústria.

Quando uma indústria consegue desenvolver técnicas de produção, automatizado e criando padrões, o desenvolvimento de produtos se torna mais simples, controlável e eficiente.

Esses padrões e o emprego de novas tecnologias, pode inclusive ajudar no aprendizado de novos funcionários e redução da dependência da empresa com relação aos funcionários.

Às vezes, as empresas podem se ver dependentes de profissionais com experiência e conhecimento que são mais difíceis de encontrar no mercado.

Quando a companhia se vê em uma situação assim, dependente de funcionários com experiência, as coisas podem se tornar mais complicadas, inclusive quando o assunto são custos relacionados à mão de obra.

Mantendo bons padrões e um sistema de trabalho de fácil compreensão e automatizado a dependência reduz e a empresa consegue colocar não ficará dependente.

Benefícios da Escalabilidade

A Escalabilidade só tem a beneficiar o negócio ou empresa. Aumentar a produção sem comprometer renda e sem aumentar os investimentos é o que grande maioria das empresas quer.

A Escalabilidade não é uma coisa de fácil aplicação, mas quando aplicada de forma certa, pode levar a empresa a alcançar novos patamares e aumentar muito o seu faturamento e consequentemente os resultados.

Além de questões como padrão e lucros, a Escalabilidade traz segurança à firma e estabilidade

Quando o cenário econômico se torna mais desafiador, o fato da empresa manter um nível de custo, relativamente baixo, reduz as possibilidades do choque com relação à queda das vendas, por exemplo.

Muitas empresas que possuem custos elevados e margens exprimidas, quando se vêem no meio de uma crise econômica, rapidamente veem seus lucros se tornando prejuízos e o fluxo de caixa comprometido.

Para as empresas que possuem bons níveis de Escalabilidade a redução dos lucros é um fato que pode acontecer, mas dificilmente compromete o negócio como um todo.

Escalabilidade e Internet

Empresas que conseguem desenvolver seus serviços através da internet têm grandes possibilidades de conseguir alcançar mais clientes e ter mais Escalabilidade.

Tanto empresas que comercializam produtos ou serviços têm chances de ganhar terreno por meio da Escalabilidade na internet.

Por exemplo, um professor de matemática que vem lecionando em dois colégios tem bastante tempo do seu dia ocupado com as aulas e trabalhando no planejamento das mesmas.

Mas, com a Escalabilidade, o professor tem chance de colocar o ensino em aulas online, gravadas, ou por meio de um E-Book, e assim, vender suas aulas sem necessidade de fazer as mesmas aulas todos os dias, uma vez que elas estão gravadas ou impressas.

Desse modo o negócio que antes não tinha tanta Escalabilidade, agora tem.