O investidor Kevin O’Leary acredita que nunca é cedo demais para começar a ensinar seus filhos sobre dinheiro. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para o presidente da O’Shares ETFs, aos seis anos, os pais já deveriam estar conversando com os filhos sobre finanças.

“Ter discussões sobre dinheiro e como ele é ganho na mesa de jantar é muito, muito importante”, disse O’Leary à CNBC Make It. 

“O conceito de economia de dinheiro e de como o mundo funciona é algo que até uma criança pode compreender desde tenra idade.”

Conforme noticiou a CNBC, os pais não precisam mergulhar nos detalhes das finanças pessoais com seus filhos, mas tem coisas que as crianças devem saber desde a infância.

Os pais devem explicar “o que é dinheiro e o conceito de que você trabalha para ele, que você realmente faz algo para resolver os problemas de outras pessoas e eles te recompensam com dinheiro”, diz O’Leary.

O objetivo dessa conversa deve ser ajudar as crianças a ter uma “conexão positiva” com o dinheiro e entender como isso pode ser útil para elas quando desejam ter suas próprias famílias um dia, diz ele. 

Ao ensinar as crianças sobre dinheiro desde cedo, “você está lhes fazendo o maior favor de todas as suas vidas”.

Ter uma relação positiva com o dinheiro é importante, assim como ter uma boa educação financeira e compreensão básica de conceitos como dívida e juros. 

O’Leary diz que seus próprios filhos conheciam bem o conceito de dívida quando ainda eram pequenos.

“Quando meu filho e minha filha tinham 6 anos eles sabiam o que significava dívida”, diz ele. 

“Esses conceitos realmente simples são importantes porque ajudam a evitar os danos causados ​​pelos cartões de crédito nas mãos de jovens que não entendem o que acontece quando eles não pagam suas dívidas.”

O conselho de O’Leary está de acordo com o de outros especialistas, como Warren Buffett, que disse anteriormente que o maior erro que os pais cometem ao ensinar seus filhos sobre dinheiro é esperar muito tempo. 

Um estudo da Universidade de Cambridge  descobriu que as crianças já são capazes de compreender os conceitos básicos de dinheiro entre as idades de 3 e 4. 

Por volta dos 7 anos, os conceitos básicos relativos a comportamentos financeiros futuros terão normalmente se desenvolvido.

De acordo com O’Leary, os pais não podem sentar e esperar que os professores de seus filhos lhes dêem as informações necessárias para serem bem-sucedidos. 

Ele diz que as crianças não aprendem o suficiente sobre as dívidas na escola, chamando isso de “farsa”.

“É sua responsabilidade como pai fazer isso”, diz O’Leary. “Está sobre seus ombros.”

Melhor Ação de Dividendos: Receba Renda Extra de Dividendos

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.