Boletim Regional do Banco Central (BC), divulgado nesta quinta-feira (4), demonstra que a economia brasileira continuou a se recuperar no quarto trimestre de 2020, após os fortes impactos da pandemia da Covid-19.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O nível de emprego, por exemplo, retomou ao mesmo patamar do período pré-pandemia. 

O Boletim é uma publicação trimestral do BC que apresenta as condições da economia por regiões e por alguns estados do país, enfatizando a evolução de indicadores que influenciam as decisões de política monetária.

Esta edição traz cinco boxes (focos de pesquisa) com assuntos específicos, como a relação da Covid-19 com o emprego formal e os indicadores de atividade econômica no Amazonas, que ilustram os impactos possíveis do agravamento da pandemia.

Confira abaixo o mapa referente ao Índice de Atividade Econômica Regional no quarto trimestre de 2020:

Boletim Regional 4T20: Índice de Atividade Econômica Regional
Boletim Regional 4T20: Índice de Atividade Econômica Regional. Fonte: Banco Central.

A região Norte apresentou o menor crescimento no quarto trimestre de 2020.

O indicador de 0,7% refletiu a retração das vendas do comércio varejista, em ambiente de queda de renda, sobretudo por conta da redução dos benefícios emergenciais e aumento dos preços acima do esperado.

De acordo com o BC, "no médio prazo, a região Norte tende a ser beneficiada pelos preços das commodities metálicas, importante segmento da economia local".

No Nordeste, a expansão de 1,8% da economia no quarto trimestre se deu, segundo o Banco Central, "em boa parte, por conta da maior mobilidade de pessoas e pela reabertura das atividades econômicas, ampliando os serviços mercantis".

Entretanto, em comparação com o período pré-pandemia, foi a região que apresentou maior retração.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

No Centro-Oeste, o avanço de 2,1% da atividade econômica no último trimestre repercutiu o incremento nos serviços prestados a empresas e famílias em ambiente de maior mobilidade.

Segundo o boletim, a região apresentou variações trimestrais mais suaves ao longo do último ano, e, "no balanço de 2020, o desempenho foi favorecido pela safra recorde de grãos e pelas cotações de commodities como soja e carnes".

Já na região Sudeste, o crescimento da economia foi de 2,6% no quarto trimestr de 2020.

A recuperação parcial em 2020 decorreu da estrutura diversificada da região, de acordo com o BC, que permitiu que os resultados de atividades mais impactadas pela crise da pandemia fossem compensados pelo crescimento de outras.

Na região Sul, após forte expansão no terceiro trimestre, o último trimestre do ano teve a recomposição da atividade mais suave, com aumento de 2,5%.

O Boletim Regional do quarto trimestre 2020 apontou que as informações disponíveis sugerem a "continuidade do processo de retomada da economia, que segue dependente da evolução da pandemia de Covid-19"

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.