O que é Due Diligence?

Due Diligence significa Dever de Diligência. O termo inglês é utilizado para nomear a prática de analisar um parceiro comercial para compreender se a atividade em si está de acordo com as normas do mercado.

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Por exemplo: uma empresa que faz bolsas possui diversos tipos de fornecedores em suas ramificações comerciais.

Ao fazer uma análise criteriosa a respeito dos seus fornecedores, a empresa descobre que um deles está incentivando o trabalho escravo.

Uma firma assim perde o cliente, uma vez que através do Due Diligence a companhia que fez a análise, vai deixar de comprar de tal fornecedor.

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Due Diligence na Prática

Uma companhia que está comprando produtos de um fornecedor que não está trabalhando de acordo com as normas de mercado pode acabar sendo prejudicado sem que o mesmo esteja infringindo leis diretamente.

Cada dia mais, os consumidores vêm ficando atentos às atividades das empresas e principalmente como as companhias conseguem elaborar os produtos e as origens dos mesmos.

Empresas que têm fornecedores que incentivam o trabalho escravo, ou atuam de forma criminosa podem acabar sendo penalizadas pelo próprio mercado.

Desse modo, a atuação não vem do estado ou da fiscalização em si, mas do consumidor. Vale destacar que dependendo da relação da empresa com os fornecedores, a penalização pode vir sim do estado.

O Due Diligence tem uma função importante em evitar esse tipo de problema. Empresas que possuem bons fornecedores e dentro das leis do mercado, costumam ter uma recepção muito mais “calorosa” por parte dos clientes, mesmo que os preços praticados não sejam dos mais atraentes.

Porém, como a firma trabalha de forma correta e toma cuidado com os seus parceiros comerciais, dando preferência para empresas que atuam de forma correta, os clientes acabam pagando mais pelo serviço e os produtos.

Influencia do Due Diligence

Em um mercado mais atento às boas práticas, as empresas precisam avaliar melhor seus parceiros comerciais.

Vender para companhias que não possuem boas práticas também é algo ruim. Quando a notícia se espalha os danos podem ser grandes e a empresa pode demorar em conseguir recuperar a imagem.

Por isso o Due Diligence é algo relevante. O estudo sobre os fornecedores e clientes é importante para defender os interesses de sua empresa.

Sem falar que o Due Diligence pode proteger a empresa de eventuais transtornos jurídicos. Em um ambiente de negócios cada vez mais complexo, os empresários precisam ficar atentos aos seus parceiros.

Due Diligence e os investimentos

Investir em companhias que trabalham com Due Diligence é algo importante. Empresas que defendem as boas práticas e as executam também, já possuem qualidades que as diferenciam no mercado.

Se por um lado nós temos o público mais atento ao mercado, avaliando as empresas que atuam defendendo as boas práticas e aquelas que não, na bolsa de valores nós também temos investidores de olho.

O escândalo envolvendo uma companhia e suas ramificações de trabalho pode expor todo um segmento ou mesmo a própria empresa, denegrindo a imagem de todos.

Uma coisa similar a isso ocorreu com os escândalos de corrupção associados às empresas estatais.

Tudo começou com o escândalo na Petrobras (PETR4) e posteriormente ganhou terrenos com a descoberta de corrupção em outras estatais, como é o caso da Eletrobras (ELET6).

A partir daí, a empresa estatal se tornou sinônimo de corrupção, fato que não é verdade. Não são todas as estatais que são ruins, mas o escândalo descoberto manchou o segmento.

Manter um Due Diligence sobre os negócios e os seus parceiros é importante para evitar esse tipo de situação.