O que é Dovish?

Dovish é um termo inglês derivado de Dove, na tradução livre, pombo. Dovish é um termo utilizado por Bancos Centrais (BC) e demais formuladores de políticas monetárias que se preocupam mais com o desemprego do que com a inflação, por exemplo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quando um BC tem a tendência de ser Dovish, os mecanismos com o juro são utilizados para incentivar o consumo e aumentar o giro da economia, portanto o juro acaba ficando baixo.

Isso pode gerar distorções nos preços e influenciar no aumento da inflação. Da mesma forma que existe o Dovish, nós temos o contrário.

Aqueles que procuram desempenhar uma política monetária mais conservadora, tentando proteger o poder de compra evitando o aumento da inflação são conhecidos como Hawkish.

O termo é derivado do inglês Hawk (falcão no português).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Dovish na Prática

Um Banco Central e seus membros podem ter políticas Dovish ou Hawkish em diferentes momentos.

Quando um país enfrenta problemas de crescimento e possui uma inflação baixa, o terreno está preparado para políticas mais Dovish.

O BC em momentos assim, não precisa se preocupar tanto com a inflação e pode cortar os juros com o intuito de incentivar o consumo e a busca por crédito.

Desse modo, o consumo interno pode crescer, uma vez que os mecanismos para tal estão sendo estimulados.

Através do corte de juro outros indicadores econômicos podem sofrer alterações, dentre eles o próprio câmbio.

Normalmente um dos investimentos mais seguros dentro de um país são os títulos do Tesouro. Aqui no Brasil seriam as letras do Tesouro Direto.

Com o corte dos juros, as letras acabam perdendo parte de seu valor e isso estimula a entrada de capital em empresas e demais negócios.

Por outro lado, os investidores estrangeiros podem acabar saindo do país devido ao corte de juros.

Menos juro, menor atratividade nos papéis. Sem falar que os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, acabam perdendo mais devido aos riscos que possuem.

Desse modo, os títulos públicos com o juro maior são uma das principais formas de captar recursos no exterior e apreciar a moeda local.

Considerando os participantes locais, o corte de juro estimula o investimento em novos negócios, uma vez que a atratividade referente ao juro não é mais tão interessante.

Influencia do Dovish

Quando uma política monetária de Dovish é colocada em prática os efeitos podem ser dos mais diferentes.

Se a política surtir o efeito esperado, simplesmente o país consegue melhorar o seu cenário de negócios e o consumo começa a aumentar.

Junto do consumo nós temos o crescimento do emprego e o crescimento da renda e automaticamente a inflação desperta.

A partir daí, o BC inicia um estudo para ver quando será trocada a mão de Dovish para Hawkish.

Mas as coisas nem sempre dão certo. Mesmo com as expectativas, quando a política monetária se torna Dovish, os efeitos podem ser diferentes e nocivos à economia.

Por exemplo, mesmo incentivando o consumo por meio de uma taxa de juro menor, a economia pode não reagir e o consumo pode ficar estagnado.

Sem falar que o câmbio pode se depreciar, e além de inflação pode acontecer uma estagnação econômica.

Dovish e os investimentos

Ao identificar a política monetária mais Dovish, o investidor terá que avaliar melhor a carteira para conseguir capturar um momento mais interessante para investimentos em renda variável.

Geralmente uma das primeiras alterações na política monetária mais Dovish está relacionado ao corte de juro, ou manutenção do juro baixo.

Isso pode favorecer a entrada de mais investimentos no mercado de ações, incentivando a bolsa de valores e valorizando o mercado.

Percebendo essa possibilidade, o investidor pode focar mais na bolsa de valores e aumentar os seus ganhos.