O que é DMPL?

DMPL ou Demonstrativo das Mutações do Patrimônio Líquido é um relatório confeccionado pela contabilidade e que traz informações detalhadas referentes às movimentações do Patrimônio Líquido, ou PL.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A DMPL é similar a DLPA, porém com algumas diferenças. A DMPL é um relatório mais completo, uma vez que o mesmo traz informações sobre todas as movimentações do PL.

Já a DLPA traz as principais alterações no resultado da firma, ou seja, nos lucros ou prejuízos.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

DMPL na Prática

Empresas que entregam a ECD (Escrituração Contábil Digital) são obrigadas a entregar uma série de documentos contábeis, dentre eles a DMPL.

Companhias de capital aberto ou sociedades anônimas também são obrigadas a confeccionar a DMPL.

Vale destacar que aquele que possui a DMPL, não precisa fazer a DLPA. Como a DMPL compreende todas as movimentações dentro do PL, a DLPA está contida dentro do DMPL e assim não precisa ser entregue caso a DMPL seja entregue.

Dentro da DMPL nós podemos encontrar diversas variações que podem ocorrer no PL da empresa, dentre as alterações nós temos:

  • Acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício;
  • Redução por dividendos;
  • Acréscimo por reavaliação de ativos (quando o resultado for credor);
  • Acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos;
  • Acréscimo por subscrição e integralização de capital;
  • Acréscimo pelo recebimento de valor que exceda o valor nominal das ações integralizadas ou o preço de emissão das ações sem valor nominal;
  • Acréscimo pelo valor da alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição;
  • Acréscimo por prêmio recebido na emissão de debêntures;
  • Redução por ações próprias adquiridas ou acréscimo por sua venda;
  • Acréscimo ou redução por ajuste de exercícios anteriores.

Para confeccionar a DMPL, o profissional precisa do Balanço Patrimonial encerrado, e a DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) também.

A DMPL é um documento que pode ser confeccionado por qualquer pessoa, mas, quando solicitada para cadastro ou em uma licitação, somente a DMPL assinada pelo contador responsável, devidamente credenciado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) terá efeito.

Obrigatoriedade da DMPL

Empresas que são tributadas pelo lucro real ou são de sociedade anônima são obrigadas a entregar a DMPL.

Vale destacar ainda as empresas que entregam a ECD (Escrituração Contábil Digital) devem entregar também a DMPL junto da declaração digital.

A DMPL é entregue junto da DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) e das Notas Explicativas. Companhias que estão participando de licitação, geralmente precisam da DMPL e de mais relatórios contábeis similares.

Em qualquer situação onde há exigências de entrega  de documentos contábeis, como é o caso do Balanço Patrimonial e DRE, a DMPL também pode ser solicitada.

Diferenças entre DMPL e DLPA

Como já foi mencionado, a DMPL é mais completa e mostra as variações ocorridas no PL, já a DLPA se limita a tratar do resultado da empresa.

Vale destacar que o resultado da empresa, depois do encerramento do período, vai para as contas do PL.

Caso haja lucro, os valores vão para as Reservas de Lucro. Havendo prejuízo, os valores vão para os Prejuízos Acumulados.

Observando que a DMPL é mais completa, é fato que a DMPL é mais interessante do que a DLPA quando o assunto é o PL em si.

Se for para montar um conjunto de relatórios contábeis para entregar à Receita Federal, ou em uma licitação, a DMPL é a demonstração mais interessante.