O que é DJIA?

DJIA ou Dow Jones Industrial Average é um índice de ações dos Estados Unidos. Dentro do DJIA existem aproximadamente 30 empresas, sendo que a composição pode variar com relação ao peso de cada uma das ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O DJIA é um índice equivalente ao S&P 500, Standard and Poor's 500, mas com uma composição e regras diferentes. Como exemplo de índice de ações no Brasil, nós temos o Ibovespa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Composição do DJIA

Para fazer parte do DJIA a empresa precisa ser líder do segmento no qual pertence. Ou seja, estamos tratando de grandes empresas e já consolidadas no mercado.

Existem outros índices, por exemplo, que possuem em suas composições ações de empresas pequenas e em crescimento. Isso não acontece com o DJIA.

Lá em seu início, em 1896, o DJIA tinha 12 empresas, sendo que hoje já fazem parte do índice 30 companhias.

Essas empresas são:

Vale destacar que a composição atual, com 30 empresas foi sendo construída com o passar dos anos. Só em 1928 o DJIA chegou às 30 empresas.

Periodicamente o índice registra algumas alterações e balanceamentos com relação a participação de cada uma das empresas.

Em questão de ganhos, o DJIA saiu dos 40 pontos no século XIX para os mais de 33 mil pontos em 2021.

Cálculo do DJIA

O fato de fazer parte do DJIA leva em consideração mais do que a relevância da empresa no segmento onde atua. Para fazer parte do DJIA existe um cálculo que deve ser feito.

Como o índice possui em sua composição 30 diferentes empresas, cada uma das empresas possui um valor de mercado e um valor da ação.

Além disso, nós temos os pesos de cada uma dentro do índice. Só para ter uma ideia, no início o DJIA fazia um cálculo de média aritmético para determinar sua composição.

Ou seja, todas as companhias tinham um peso igual dentro do índice. Fato que não representa bem a realidade.

Observando isso, o DJIA ao longo dos anos, foi recebendo algumas atualizações e hoje nós temos o divisor Dow.

O divisor Dow é uma fórmula criada para dividir a soma dos valores das 30 ações que fazem parte do índice DJIA.

Com o divisor Dow, o índice DJIA consegue evitar eventuais distorções que distribuições de lucros ou qualquer tipo de alteração nos preços das ações possam gerar no índice.

Benefícios do DJIA

Com o índice DJIA os investidores têm um horizonte para olhar e se espelhar. Os índices têm uma importante função no mercado.

Através dos índices, como o DJIA, os acionistas têm como avaliar a performance do mercado e das principais ações que fazem parte dele.

Uma forma sagaz de investir é construindo uma réplica do índice, ou comprando cotas de ETF (Extended Trend Fund).

Por meio do ETF ou de fundos de investimento que seguem índices, o investidor consegue se posicionar em um ativo diversificado e que ficará na média do mercado.

Observando o desempenho do DJIA ao longo dos anos, desde o século XIX, dá para ver que o índice conseguiu manter uma excelente performance.

Outra vantagem está relacionada às trocas que ocorrem no índice e consequentemente nos fundos. 

Essas alterações e trocas de empresas seguem à risca as próprias regras do índice e automaticamente são realizadas pelos fundos ou ETF.