O que é Desindexação?

A Desindexação é um termo utilizado na economia quando um país deixa de indexar seus preços em determinadas tarifas, como a inflação, por exemplo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A maioria dos países que trabalham com um Banco Central (BC) e possuem certa organização monetária se utilizam de taxas como a inflação para determinar qual será a política monetária.

Quando Desindexado, o país trabalha sem indexar as taxas aos preços fato que pode influenciar de forma positiva ou negativa a economia.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Desindexação na Prática

Vamos supor que o país em questão se utiliza da inflação para indexar seus preços, reajustes de salário e demais itens.

Havendo alta na inflação todos aqueles que estão interagindo na economia, vão receber aumentos proporcionais para evitar a perda do poder de compra.

Mas, havendo a Desindexação, tais países não fazem mais esse repasse, ou seja, os preços e demais valores não serão corrigidos automaticamente pela inflação.

O que acontecerá na verdade é “nada”. Havendo aumento da inflação, por exemplo, os salários permanecem os mesmos e os preços como itens de supermercado, serviços e demais produtos permanecem os mesmos, obedecendo aos critérios do livre mercado.

Na verdade as oscilações dos preços até podem existir, mas se acontecer uma alteração, ela provavelmente estará vinculada a outro fato além da inflação em si.

A ocorrência da Desindexação sugere que existe um controle mais efetivo da inflação enquanto a utilização da indexação pode influenciar em mais inflação.

Como os preços serão sempre repassados para todos os segmentos da economia, esse repasse de preços vai acabar alimentando a própria inflação.

Benefício da Desindexação

Como mencionado, a Desindexação proporciona uma relação com a inflação mais benéfica do que a indexação.

A princípio a ideia de não corrigir os valores pela inflação pode gerar um receio, uma vez que o poder de compra daqueles que continuam recebendo valores similares e vêm à inflação subindo, vão perder o poder de compra.

Mas, com a Desindexação a inflação não terá tanta força para provocar aumentos ainda maiores. É claro que existem situações diferentes.

Por exemplo: uma economia em forte expansão pode ver os preços subirem mesmo com uma indexação, uma vez que a oferta pode ser menor que a procura.

Devido a isso, a procura vai forçar o aumento dos preços uma vez que a demanda terá que investir para conseguir compensar as exigências da procura.

Outro ponto importante é o câmbio. Havendo desvalorização da moeda de um determinado país frente a outras moedas, como é o caso do dólar, a inflação pode disparar mesmo sem haver a indexação.

Como a maioria dos produtos comercializados no mundo são precificados em dólar, a variação do câmbio pode influenciar de forma negativa os preços do país e assim, aumentar a inflação.

Assim, a utilização da Desindexação nem sempre é sinônimo de inflação baixa ou controlada, mas ajuda na redução da carga inflacionária sobre os preços.

Problemas ao Desindexar os Preços

Um dos grandes problemas ao Desindexar os preços são as repercussões dentro da economia e sobre aqueles que atuam na área.

Considerando que nós temos os valores de salários e produtos, quando Desindexado, haverá necessidade de avaliar qual dos itens sofrerá a Desindexação primeiro: as empresas ou os trabalhadores.

No Brasil, por exemplo, o salário sofre a correção pela inflação anualmente já os produtos, em grande maioria não.

Isso significa que anualmente as empresas sofrem aumento dos custos de qualquer forma, sendo que a possibilidade de aumento das receitas nem sempre se concretiza.

Já que as empresas terão que aumentar os preços por conta própria observando questões envolvendo a concorrência e até a fidelidade dos clientes.

O aumento dos preços em uma situação assim não é garantia de compensação dos salários, ainda mais se a economia está em queda, por exemplo.