O que são Contas a Pagar?

Contas a pagar são obrigações financeiras que uma empresa ou pessoa física possui junto aos seus credores, como fornecedores, bancos ou debenturistas, por exemplo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Para o mercado financeiro, as contas de uma empresa fazem parte dos números considerados para avaliação de liquidez. 

Trata-se de uma métrica conservadora. De forma simples, o mercado entende que uma empresa que mantém o pagamento de suas contas em dia possui bom índice de liquidez.

No sentido inverso, atrasos  nos pagamentos indicam uma baixa liquidez.

Ter um bom índice de liquidez é fundamental para que a organização consiga angariar capital de terceiros para financiar os seus projetos.

Afinal, esse é um dos fatores principais na análise de concessão de empréstimos e outras formas de financiamento. 

Essa informação se torna essencial para o investidor, pois influencia na análise de risco e no retorno esperado pelo investimento. 

O grau de liquidez de uma empresa tem o poder de interferir na taxa de juros praticada. 

Empresas sólidas oferecem menor risco. Por isso, a companhia terá acesso a empréstimos e financiamentos com taxas menores. 

Já as empresas com dificuldades de liquidez (e maior risco), terão taxas mais elevadas, de forma a compensar o maior risco assumido pelo investidor. 

O departamento financeiro da empresa é o responsável pelo controle de contas a pagar, que é codependente do segmento de contas a receber.

Com as entradas e saídas, a empresa formula o seu fluxo de caixa futuro, essencial para saber se ela terá condições ou não de honrar seus compromissos e seguir crescendo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Contas a Pagar e Fluxo de Caixa

Para que uma empresa tenha liquidez e consiga pagar suas contas sempre em dia é necessário muito planejamento e organização.

No mercado atual estão disponíveis diversos softwares de gestão que ajudam a controlar e até mesmo classificar as contas a pagar.

No entanto, apesar de ajudar no controle, é essencial que a empresa mantenha um bom planejamento financeiro, visando o futuro.

Para isso, é necessário a construção de um fluxo de caixa futuro, onde informações como valor da fatura, data de vencimento e tipo da despesa precisam ser incluídas.

É preciso destacar que as contas a pagar estão diretamente relacionadas à precificação do produto e ao controle de custo de uma empresa. Logo, são fundamentais para a lucratividade.

De maneira simplificada, se um determinado produto não é comercializado ao preço correto, a entrada de recursos é comprometida. 

Em última instância, as contas a pagar serão superiores às contas a receber.

Além disso, se a empresa apresentar um descontrole de custo fixo, também enfrenta a possibilidade de não ter liquidez para honrar os seus compromissos.

Sendo assim, quando as dívidas de uma organização superam as contas a receber é um sinal de que algo está errado na estrutura de custos e preço.

Nesse caso, é fundamental que o gestor da empresa procure reavaliar toda operação do negócio para corrigir o problema.

Contas a Pagar e Investimento

As contas a pagar representam as dívidas de uma empresa. Dessa forma, se tornam pontos importantes para quem planeja investir.

De certo modo, esses números estão ligados ao desempenho financeiro da empresa, afetando o capital de todos os sócios e acionistas do negócio.

Essa informação adquire maior importância quando se fala em investimento em debêntures

Isso ocorre porque o pagamento dessa classe de ativos tem natureza de obrigação financeira para a empresa, o que não acontece com a distribuição de dividendos.

Ao conhecer dados como as dívidas operacionais e em aberto, o debenturista consegue avaliar com mais precisão a probabilidade de receber o seu retorno dentro do prazo acordado.

Em regra, uma empresa que tenha um bom controle de custos, precificação e controle financeiro, será sempre mais interessante do ponto de vista do mercado.