O que é Conta Margem?

A conta margem é uma linha de crédito fornecida por corretoras para seus clientes que desejam obter um empréstimo, similar àqueles oferecidos por instituições bancárias, mas para investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, um empréstimo para quem deseja aplicar em ações ou outros tipos de ativos como os Fundos Imobiliários, por exemplo, facilitando a sua entrada no mercado financeiro.

É através da escolha dos investimentos que o valor é disponibilizado à vista na conta do cliente, somado a uma taxa de juros periódica referente ao serviço de empréstimo da instituição. 

Essa estratégia de investimentos é conhecida como alavancagem pois se baseia no uso de um capital emprestado. O que pode aumentar os lucros do investidor - ou suas perdas!

Para muitos investidores essa linha de crédito é uma opção para começar a operar valores mais altos dentro do mercado financeiro sem precisar se preocupar com sua falta de recursos.

Isso abre as portas para a compra de ações com valores elevados que oferecem maiores chances de lucros, por exemplo. Mas que, normalmente, o investidor não teria como adquirir.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como Funciona a Conta Margem?

A linha de crédito conhecida como conta margem funciona de forma similar ao tradicional empréstimo oferecido pelas instituições financeiras, com a vantagem de maiores retornos quando há valorização do ativo.

Isso porque o investidor aplica em títulos com maior taxa de retorno, diferentemente do que aconteceria se ele usasse seu próprio capital para aplicar em ativos de menor retorno. 

Toda a operação em si funciona através de uma relação de duas partes, sendo elas: 

  • Agente superavitário: a instituição financeira, neste caso uma corretora, que fará o empréstimo; 
  • Agente Deficitário: o cliente da instituição que necessita de capital para suas aplicações e que concorda com a taxa de juros da conta margem.

Além disso, há a possibilidade de utilizar o capital emprestado para cobrir 100% do valor dos ativos escolhidos ou então, apenas uma % referente ao que o investidor precisa para complementar.

O cálculo da taxa de juros da linha de crédito varia de acordo com a instituição e as corretoras ainda consideram a composição da carteira de investimentos almejada para defini-la.

Quais as Vantagens dessa Linha de Crédito?

A principal vantagem da conta margem está na possibilidade de ter um retorno elevado ao investir em ativos com maior potencial de lucro. Além disso, ela ainda traz benefícios como:

  • Compra de ativos à vista sem precisar liquidar outros títulos da carteira de investimentos;
  • Taxa de mercado competitiva considerada menor que as de outras linhas de crédito;
  • Acesso a aplicações que quem possui recursos limitados não consegue investir;
  • Rentabilização de ativos em um único dia sem desembolso de caixa.

Quais os Riscos da Conta Margem?

Como a principal vantagem da conta margem está na possibilidade de lucros em si, o risco aumenta também. Pois, se o título desvalorizar o cliente precisa honrar os juros mesmo sem lucrar.

Então, o investidor assume também um risco de prejuízo. Além disso, se o resultado negativo ficar abaixo da margem de manutenção da conta, a corretora faz uma chamada de margem. 

Desse modo, exigindo que o investidor deposite mais dinheiro ou venda alguns ativos da carteira para compensar parte ou todo valor entre essa margem e o preço do título desvalorizado.

Quando o cliente não atende às exigências da chamada de margem ou fica com saldo negativo na conta, outro risco que surge é o de ser processado pela corretora de valores.

Em geral, a alavancagem por conta margem não é indicada para quem possui objetivos de longo prazo ou tem o perfil de investidor conservador - aquele com menor propensão a riscos.

Pois, a estratégia se beneficia da capacidade dinâmica de aproveitar oportunidades, assim como, também exige mais experiência por parte do investidor, que precisa saber lidar com a volatilidade do mercado.

Quem pode ter Conta Margem?

A conta margem pode ser solicitada por qualquer cliente de uma corretora, mas é importante analisar:

  • Se os ativos que você deseja adquirir estão listados na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) para esse tipo de operação - confira a lista completa aqui;
  • Sua realidade financeira e capacidade de assumir os riscos envolvidos na operação;
  • Quais condições da instituição e suas chances de ter a linha de crédito aprovada.