O que é Conciliação Contábil?

Ter o controle sobre as finanças de uma empresa, principalmente quando essa realiza grandes transações financeiras, é algo muito difícil e também necessário.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Afinal, um descuido quanto aos processos financeiros da empresa pode gerar muito desconforto, além de tomar tempo e dinheiro da mesma para resolver tal situação.

Portanto, surge assim a necessidade de as companhias desenvolverem um sistema de conciliação contábil. Mas o que significa esse termo?

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

A Conciliação Contábil refere-se à verificação das movimentações contábeis da empresa, comparando todos os saldos (creditados e debitados) com intuito de identificar erros de dados.

Ou seja, tem como objetivo principal analisar e comparar as movimentações financeiras buscando incoerências e assim poder realizar as correções necessárias.

No mais, essa contabilidade pode ser realizada em diferentes tempos, de acordo com a disponibilidade da empresa, sendo ela mensal, trimestral, semestral ou mesmo anual.

E, dessa forma, envolve uma série de fatores para promover uma análise criteriosa, como as movimentações de caixa, os investimentos e empréstimos, salário dos funcionários, entre outros.

Por que é tão importante a Conciliação Contábil?

Um dos principais pontos para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa está na sua organização, essa que deve envolver todos setores, com muita atenção ao financeiro.

Além de que, quando um erro acontece, muitas vezes passa a ser percebido apenas quando sua consequência aparece, sendo esse um sinal da falta de planejamento.

Portanto, a conciliação contábil tem sua importância ao garantir maior transparência, segurança, e prevenir sua companhia de problemas, tanto financeiros quanto judiciais.

Nesse rumo, existem outros benefícios que esse método pode garantir para os gestores e empresas, como:

  • Diminuição do prejuízo financeiro;
  • Identificação e prevenção de erros;
  • Promover mais segurança nas transações financeiras;
  • Maior fidelidade na comparação de resultados;
  • Analisar irregularidades e assim resguardar os recursos da empresa;
  • Promover legitimidade quanto ao pagamento de impostos;

Analisando as vantagens, fica claro que é extremamente conveniente a qualquer gestor adotar esse sistema, no qual terá segurança e respaldo para se portar diante de diversas situações.

No mais, é inegável que há uma melhoria da visibilidade da empresa no mercado financeiro, pois, com segurança, certamente novos investidores surgirão.

Como realizar a Conciliação Contábil?

A realização da conciliação contábil não é uma das tarefas mais difíceis que uma empresa pode enfrentar.

No entanto, é necessário estar atento aos diversos detalhes e realizar tudo com muita organização.

Dessa forma, existem alguns passos para serem seguidos, o que qualifica e garante muita segurança para todo procedimento, o qual iremos conhecer agora:

  • Controle Financeiro;
  • Relacione todas as contas bancárias;
  • Estabelecer os períodos;
  • Confronte os valores;
  • Corrija os erros apontados;
  • Envie os documentos para contabilidade.

Quanto ao passo número um, é muito importante que exista um controle financeiro criterioso, ou seja, é esperado que sua empresa já tenha um setor financeiro trabalhando de forma ajustada.

Antes de entrar na conciliação contábil, é ideal que fluxos financeiros (entrada e saída do caixa) e relatórios estejam totalmente atualizados e confiáveis.

Após isso, é necessário relacionar todas as contas bancárias que sua empresa faz uso, separando-as organizadamente através dos dados como número da conta, agência, tipo, saldo, entre outros.

Nesse caso, o ideal é que não coloque nessa relação as contas pessoais, visto que elas podem atrapalhar e gerar erros na hora de fazer as contabilizações.

No passo três, é muito importante estabelecer os períodos da conciliação e, como já citado, ela pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. Esse critério varia conforme cada empresa.

No passo quatro, chega a hora de confrontar os valores, ou seja, aquele momento em que muita atenção é necessária visto que os valores devem estar compatíveis com o  fluxo de caixa.

Agora, em relação ao passo cinco, no momento que for encontrado um erro será necessário corrigi-lo. Portanto, tente encontrar o início do erro, evitando que se repita em projeções futuras.

E, para finalizar, é essencial que tudo seja documentado e enviado para a contabilidade, deixando evidenciados os erros para o corpo da empresa e apresentando os aprendizados.