O que é Competição Monopolista?

A Competição Monopolista é uma estrutura de mercado onde existem muitas empresas vendendo uma marca ou produto similares, mas não idênticos. Nesse contexto, cada empresa é a única produtora de sua própria marca.

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Em economia, a concorrência monopolista é um tipo de concorrência imperfeita, com muitos vendedores concorrendo pelos mesmos clientes, portanto são produzidos produtos não idênticos, porém, com substitutos próximos.

Esse tipo de estrutura de mercado não condiz com uma situação de concorrência perfeita e nem exerce um monopólio.

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Nessa estrutura de mercado, embora os produtos possam ser similares, cabe às empresas mostrar aos consumidores o que os diferenciam, sendo esse o poder para conquistar o cliente.

Os produtos, por suas diferenças, podem apresentar grandes alterações de preços, além disso, o grau de substituição varia de acordo com o produto,

Muitos produtos podem facilmente ser substituídos por similares com algumas diferenças, como na qualidade, por exemplo. 

Outros produtos não apresentam facilidades para encontrar substitutos, o que destaca os diferentes tipos de monopólios.

A competição monopolista, portanto, se trata de um dos tipos mais comuns de mercado, mesclando uma situação de monopólio com mercado competitivo.

Podemos destacar que a livre entrada de firmas no mercado, podendo torná-lo mais competitivo, é um elemento de competição perfeita na concorrência monopolista.

Já, a demanda negativamente inclinada pelos seus produtos (ao contrário do mercado competitivo que é horizontal), é considerado um elemento do monopólio pertencente à competição monopolista.

Atributos do mercado em Competição Monopolista?

Como já foi dito, a competição monopolista é um meio termo entre o mercado competitivo e o monopólio.

De tal forma, podemos destacar alguns atributos da competição monopolista, dentre eles:

  • Vários vendedores: neste caso, temos várias empresas buscando ganhar o mesmo grupo de clientes;
  • Livre entrada no mercado: não há restrições a entrada no mercado para as empresas, podendo aumentar a competitividade deste (mercado) em relação ao monopólio;
  • Diferenciação dos produtos: os produtos são semelhantes, mas não idênticos, contudo cada empresa diferencia seu produto o que não a torna tomadora de preços se deparando com uma curva de demanda decrescente.

Exemplos Práticos

Um exemplo de competição monopolista é o do mercado de restaurantes. Se formos pensar nas grandes cidades existem vários restaurantes com variedades em seus produtos, e fácil entrada e saída do mercado.

Os produtos desse ramo podem ser diferenciados por suas características físicas, publicidade, reputação, localização da empresa, apresentação do produto, dentre outros.

Podemos citar também o mercado de chinelos, que apresentam produtos muito parecidos, praticamente com a mesma função, porém, com algumas diferenciações.

Uma importante diferenciação está na imagem (marca) do produto, muito ligado a sua reputação. Tal fato faz com que determinada empresa possa cobrar um valor um pouco mais alto do que outras.

Contudo, pelo fato de existirem substitutos próximos, essas empresas se deparam com um limite de preço que faz com que o cliente deixe de consumir seus produtos em prol de outro semelhante.

Outros exemplos de concorrência monopolista que podemos citar são: setor de tecnologia; indústria farmacêutica; indústria automobilística; indústria alimentícia.

A concorrência perfeita pode trazer benefícios e malefícios.

Em alguns casos os consumidores têm maior leque de escolha pela existência de muitos produtos substitutos próximos, em outro o mesmo pode vir sem opções de preços.

Empresas pequenas também podem se prejudicar por não terem a possibilidade de concorrer com as grandes nas mesmas condições.

Diferenciação Dos Produtos

Como já foi dito, a maioria dos setores estão inseridos em concorrência perfeita, tal fato faz com que as empresas aumentem seus investimentos em marketing.

O investimento de uma empresa em propaganda para divulgar e tentar apresentar o produto como sendo melhor que o da concorrência, é um exemplo na tentativa de diferenciar um produto quase semelhante a outro.

Quanto mais a empresa conseguir diferenciar seu produto, passando a informação de que ele é superior ao concorrente, mais caro poderá cobrar por ele.

Contudo, na existência de substitutos próximos, as empresas não poderão cobrar um preço tão acima do mercado, pois poderão perder clientes.