Como tomar as melhores decisões para construir uma vida que ofereça significado e realização? Essa pergunta nem seu iPhone pode responder, mas o CEO da Apple, Tim Cook, tem alguns conselhos. 

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.

Na cerimônia de formatura da Gallaudet University em Washington DC, Cook aconselhou os recém-formados a tomar decisões com base mais em sua bússola moral do que em qualquer outra métrica de tomada de decisão. 

A partir de sua própria experiência, Cook disse que seguir seu código de ética interno e se concentrar nas causas pelas quais você se sente atraído é a melhor maneira de alcançar o sucesso dentro e fora do local de trabalho.

“Eu sei em meu coração: permanecer fiel a quem você é e ao que você acredita é uma das escolhas mais importantes que você pode fazer”, disse Cook.

“Isso irá ajudá-lo a formar melhores relacionamentos. Isso o ajudará a encontrar mais satisfação em seu trabalho. E com um pouco de sorte e muito esforço, isso o ajudará a construir uma vida mais significativa.”

Parte desse processo envolve identificar seu próprio código de moral pessoal, para que você possa ter “uma compreensão profunda de quem você é e no que acredita”, disse Cook. 

Uma maneira de fazer isso, ele recomendou: imagine uma situação imprevisível, e então determine como, em um mundo perfeito, você gostaria de reagir a ela.

“Quando você imagina seu futuro... a pergunta que você deve fazer não é: ‘O que vai acontecer?’ mas ‘Quem serei quando isso acontecer?’” disse Cook. 

“Espero que você seja gentil e compassivo... Espero que veja que é maravilhoso fazer parte de algo maior do que você. E magia a ser encontrada a serviço dos outros.”

Seu discurso foi traduzido para a linguagem de sinais americana para o público do Gallaudet, onde o todo o corpo discente é surdo ou com deficiência auditiva. 

Cook disse que um “senso de significado” inicialmente o atraiu para a Apple (AAPL34) em 1998. 

Desde então, ele priorizou seus próprios valores enquanto liderava a empresa, com foco em tornar os produtos da Apple inclusivos, acessíveis e ambientalmente conscientes.

“Nosso objetivo sempre foi criar tecnologia que enriqueça a vida das pessoas”, disse Cook. 

“É por isso que trabalhamos duro para tornar a tecnologia acessível a todos, por isso lutamos para proteger o direito fundamental à privacidade e por que estamos constantemente inovando para ajudar a proteger o meio ambiente e deixar o mundo melhor do que o encontramos.”

Na Apple, os clientes podem trocar smartphones, relógios ou computadores antigos, e a empresa determinará se os produtos podem ser reutilizados, revendidos ou reciclados. 

A gigante da tecnologia também quer fabricar produtos com impacto líquido zero de carbono até 2030, de acordo com seu site.

Cook concluiu seu discurso observando que o senso de comunidade dos alunos, especificamente aquele que eles construíram durante seus anos de faculdade, é um valor que não deve ser esquecido.

“Espero que vocês sejam bons administradores do planeta que habitamos e participantes na luta para torná-lo melhor, mais igualitário, mais acessível, mais justo”, disse Cook. Porque o que quer que a vida traga, seu sucesso será adoçado e seus contratempos suavizados.”

Fonte: CNBC