O que é Collar?

Collar é uma estratégia, no mercado de opções, utilizada por investidores que visam proteger suas posições em momentos de quedas no mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa estratégia funciona para prevenir perdas, contudo, também há chances de ganhos caso os preços subam ou o mercado se valorize.

Tal fato denomina o collar como uma operação casada, permitindo definir lucro e o prejuízo máximo. Essa prática envolve três componentes ao mesmo tempo, são elas:

  • Ativo negociado;
  • Venda de uma opção de compra;
  • Compra de uma opção de venda.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Essa operação, que permite tornar os ganhos do investidor limitados, também faz com que ele saiba quanto pode perder na operação em caso de baixa no mercado.

Portanto, em cenários em que há chances de desvalorização do ativo, o investidor, para deter uma proteção, limita seus ganhos em troca de proteção.

Ou seja, a operação de collar acarreta travas de baixas e de altas, visando proteger uma posição caso ocorra queda no mercado.

Como funciona a estratégia Collar?

Pelo fato do Collar ser uma operação casada, faz com que o investidor lance para venda uma call e compra uma put, sendo o strike que determinará o limite de perdas.

O investidor, ao lançar um call com strike e, acreditando que o preço das ações irá abaixar, caso o comprador não exerça a opção, o investidor leva o lucro da venda.

Caso o investidor compre as ações de put e o mercado estiver em queda, quem, a pessoa que lançou a put terá que comprá-las pelo mesmo valor.

Já, se o mercado estiver em alta, o investidor terá que vender suas ações pelo valor de venda de sua opção de call com strike.

No caso citado acima, o investidor irá lucrar, porém irá perder as opções de put.

Vantagens do Collar

Uma das vantagens da utilização da prática do collar é o fato de trazer segurança no processo, devido ao limite de perdas e ganhos.

Mesmo não sendo um ganho significativo, o investidor que opta por essa operação está ciente do quanto pode ganhar e do quanto perder.

Por outro lado, sempre que a opção do investidor for exercida, ele perderá as opções de put.

Além disso, devemos ressaltar que para utilizar estratégia do collar é necessário um conhecimento mais complexo e detalhado, o que faz ser utilizado por investidores mais experientes.

Para melhor compreendermos o exemplo acima, explicaremos, na sequência, o que é call e put no mercado de opções.

O que é call e put no mercado de opções?

As opções são instrumentos que dão ao investidor o direito de comprar (call) ou vender (put) um ativo é uma data já especificada.

Devemos dizer que, conforme o ativo base se valoriza, calls ficam mais caras, já a puts se beneficiam com a queda do mercado.

O investidor que compra uma call pode, por direito, comprar o ativo pelo strike já determinado e, no vencimento, exercerá seu direito apenas se o valor estiver acima do strike.

Já o investidor que compra uma Put, poderá, por direito, vender o ativo objeto pelo strike previamente determinado.

Neste caso, ao contrário do exemplo anterior, o investidor exercerá seu direito apenas quando o ativo estiver abaixo do strike.

Por outro lado, o investidor que vender uma call, caso o ativo se encontre em preço superior ao do exercício no vencimento, é obrigado a vender o ativo objeto pelo preço previamente determinado.

Essa call valerá zero se o ativo se encontrar abaixo do preço de exercício.Já para o investidor que vende uma puts, o ativo fica com preço abaixo do exercício, no vencimento, o investidor é obrigado a comprar o ativo objeto pelo preço previamente determinado.