O presidente chinês, Xi Jinping, disse aos executivos dos EUA na quarta-feira (27) que as relações bilaterais podem melhorar e prometeu que Pequim continuará trabalhando para melhorar o ambiente de negócios.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Nos últimos dois anos, a relação China-EUA passou por alguns reveses e sérios desafios, dos quais devem ser aprendidas lições”, disse uma leitura oficial em inglês das observações de Xi vista pela CNBC. “A relação não pode voltar aos velhos tempos, mas pode abraçar um futuro melhor.”

A China e os Estados Unidos deveriam ajudar, em vez de impedir, o desenvolvimento um do outro, tanto em áreas tradicionais, como o comércio e a agricultura, como em áreas emergentes, como as alterações climáticas e a inteligência artificial”, dizia o texto.

Líderes empresariais dos EUA se reuniram com o presidente chinês para discutir as relações comerciais entre China e Estados Unidos.

Entre os presentes estavam o presidente e CEO da Blackstone, Stephen Schwarzman, o presidente e CEO da Qualcomm, Cristiano Amon, o presidente do Conselho de Administração do Comitê Nacional de Relações EUA-China, Evan G. Greenberg, o reitor fundador da Escola de Governo John F. Kennedy de Harvard, Graham Allison, e o presidente do Conselho Empresarial EUA-China, Craig Allen.

O Conselho Empresarial EUA-China afirmou em um comunicado de imprensa que “estava honrado por ser convidado e participar no diálogo com o Presidente Xi para discutir as nossas preocupações sobre o declínio do comércio, do investimento e da confiança empresarial, bem como o nosso desejo de ajudar a melhorar o envolvimento e o intercâmbio comercial entre os nossos dois países.”

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O conselho disse que enfatizou a necessidade da China aumentar o papel do consumo na economia.

A China estabeleceu uma meta de crescimento de cerca de 5% este ano. As autoridades tornaram a promoção do desenvolvimento industrial uma prioridade, ao mesmo tempo que avançam com esforços para apoiar o consumo.

Na leitura do lado chinês, Xi descreveu a economia da China como “sólida e sustentável” e rejeitou algumas previsões de que o país atingiria em breve o “pico”.

“Elogio o envolvimento pessoal [de Xi] na relação EUA-China, incluindo uma reunião como esta. O envolvimento é a forma como os relacionamentos são construídos e o conhecimento é compartilhado”, disse o presidente do comitê, Greenberg, em comentários transmitidos pela televisão estatal chinesa. Greenberg também é presidente e CEO da seguradora Chubb.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trabalhando em condições de negócios estrangeiros

O comunicado do Conselho Empresarial EUA-China também afirmou que durante a reunião com Xi, “encorajou” a China a “abordar ainda mais as preocupações de longa data com fluxos de dados transfronteiriços, compras governamentais, melhor proteção dos direitos de propriedade intelectual e maior transparência regulatória e previsibilidade”.

Na sexta-feira passada, a Administração do Ciberespaço da China facilitou formalmente  os requisitos outrora rigorosos de exportação de dados com o lançamento de novas regras há muito aguardadas .

“A China está planejando a implementação de uma série de medidas importantes para o aprofundamento abrangente da reforma e para a promoção constante de um ambiente empresarial de classe mundial, orientado para o mercado e baseado na lei. Isto criará um espaço de desenvolvimento mais amplo para as empresas dos EUA e outras empresas estrangeiras”, dizia a leitura oficial das observações de Xi.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Xi dirigiu-se anteriormente a um grupo semelhante de executivos empresariais dos EUA em São Francisco, em Novembro, em um jantar organizado pelo Conselho Empresarial EUA-China e pelo Comitê Nacional de Relações EUA-China. Esse jantar seguiu-se à reunião de Xi com o presidente dos EUA, Joe Biden, no início do dia.

“O entendimento mais importante que [Xi] alcançou com o presidente Biden na reunião de São Francisco do ano passado foi sobre a necessidade de estabilizar e melhorar as relações China-EUA”, disse a leitura chinesa da reunião de quarta-feira com líderes empresariais dos EUA.

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.