O que é Carteira de Ações?

Ao investir em várias ações de diferentes empresas, você está construindo uma Carteira de Ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A definição de Carteira de Ações advém da ideia de investir em diferentes companhias a título de diversificação, evitando riscos com a concentração.

É inegável que existem mais riscos ao investir em uma só ação, ao invés de pulverizar o patrimônio em duas ou mais companhias.

Uma Carteira de Ações não possui valor mínimo e nem uma quantidade mínima de ações. O investimento, construção da carteira e estratégia dependem somente do investidor.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Carteira de Ações na Prática

Ao comprar ações, o investidor tem algumas linhas para seguir. A pessoa pode se dedicar ao Trade, e realizar operações curtas, comprando ações e vendendo elas em pouco espaço de tempo.

Ou a pessoa pode aderir ao investimento visando o médio e longo prazo. Nesse caso a Carteira de Ações acaba ganhando mais tempo de vida.

Vale destacar que ambas as estratégias podem trabalhar com a ideia de Carteira de Ações, uma vez que havendo a aquisição de mais do que uma ação, o acionista passa a manter uma carteira.

Depois de definir sua linha de investimento, observando qual será o foco de suas operações, é preciso traçar uma estratégia visando o objetivo.

No caso do Trade, o objetivo geralmente está ligado ao preço de venda. Em situações assim, o Trader precisa traçar onde será o seu Stop para encerrar a operação.

Já o investidor que optar pelo investimento mais longo pode seguir a estratégia de focar em dividendos ou no crescimento da empresa, ou seja, no valor.

As duas estratégias são interessantes, mas cada uma tem foco em pontos diferentes. Quando o investidor constrói uma carteira de dividendos ele espera a remuneração periódica de suas ações.

Desse modo, os acionistas conseguem uma espécie de renda através de suas ações. Já uma Carteira de Ações visando o valor tem por objetivo conseguir alcançar a valorização.

As ações que entrarem na carteira seriam aquelas com mais expectativas de crescimento.

Vantagens da Carteira de Ações

Ao diversificar suas ações em diferentes empresas de diferentes segmentos econômicos, você não está preso a uma ideia de companhia e tão pouco de setor econômico.

Periodicamente existem setores econômicos que conseguem se beneficiar do mercado e outras áreas que acabam se saindo mal.

Nesses momentos, é difícil conseguir identificar qual será a empresa ou segmento que vai se dar bem no futuro.

A diversificação é uma forma de ajudar a acertar. Ao menos, você não ficará fora dos ganhos, caso eles ocorram.

Atualmente na bolsa de valores nós temos centenas de ações de vários segmentos. Exemplos de alguns segmentos e companhias:

Desvantagens da Carteira de Ações

Ao diversificar seus investimentos você precisa ficar atento ao valor de sua carteira. Por exemplo: uma Carteira de Ações com um determinado valor, mas repleto de ações pode gerar custos elevados e baixa performance.

Um investidor com R$ 10.000,00 dificilmente conseguirá comprar mais do que cinco ações para sua carteira, considerando o lote padrão do mercado (lote padrão de 100 ações).

Por isso a Carteira de Ações deve ser avaliada com critério. Um investidor com valores menores pode focar as atenções em fundos de investimento em ações, por exemplo.

Outro ponto negativo da Carteira de Ações está relacionado à diversificação. Quando compramos várias ações, naturalmente algumas vão se valorizar e outras se depreciar.

Essa movimentação às vezes pode deixar a carteira parada no lugar sem uma evolução. Sendo que aqueles acionistas que investem em poucas, ou só em uma ação, podem alcançar rendimentos maiores.

Por exemplo: um acionista que investia na Magazine Luiza desde meados de 2012, hoje estaria registrando um ganho de mais de 7.000%. 

Mesmo com uma boa Carteira de Ações, replicar essa rentabilidade em tão pouco tempo é muito difícil.