O que é Carry Tarde?

O tato de buscar um empréstimo para realizar investimentos e ganhar com a diferença entre os juros se chama Carry Trade.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O Carry Trade é uma palavra inglesa que na tradução livre significa: transportar comércio. A tradução não faz muito sentido, mas traz a ideia do significado da palavra.

Normalmente, aqueles que utilizam o Carry Trade fazem isso buscando linhas de crédito em países que cobram juros baixos e investem em países que possuem produtos financeiros com taxas de juros maiores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Aplicação do Carry Trade

O contexto econômico atual é bem diferente. Desde a grande crise hipotecária dos Estados Unidos, os países com economias mais fortes vêm desenvolvendo programas de injeção de capital no sistema financeiro.

Isso acontece através da recompra de títulos públicos. A injeção de capital traz mais dinheiro ao mercado.

Esse excesso de capital por vezes fica na mão de investidores. Tanto os grandes investidores quanto aqueles institucionais, ou seja, os próprios bancos.

Para conseguir esse dinheiro tais pessoas ou instituições contraem empréstimos a juros baixos.

Atualmente, os Estados Unidos, Inglaterra, Japão entre outros países vêm trabalhando com as taxas de juros perto ou em zero.

Isso favorece a procura por empréstimos. Mas, investir esses valores, mesmo com juros baixos em ativos de renda fixa nos próprios países, não é uma boa ideia.

Como o juro é praticamente zero, até os produtos de renda fixa desses países estão oferecendo rendimentos baixíssimos.

Sendo assim, esses investidores procuram países com taxas de juro maiores e rendimentos maiores.

Exemplos de países assim são: Rússia, Turquia, China, México entre outros. Como o Brasil atualmente está com o juro em 2% ao ano, os países citados contam com taxas mais interessantes.

Só para você ter uma ideia, segue as atuais taxas dos respectivos países: 4,25%; 17%; 3,85%; 4,25%.

Ao analisar as taxas de juro e as possibilidades de rendimento nesses países, parece que a estratégia de Carry Trade não faz muito sentido.

Se tudo permanecer como está, o dinheiro emprestado nos Estados Unidos a uma taxa de 2% ao ano teria um rendimento líquido de 1,85% na China, de repente.

Agora se você pensar que isso tudo está sendo feito em aplicações de renda fixa, que consideravelmente têm menos riscos, com um montante alto, os 1,85% podem gerar muito dinheiro de forma muito fácil.

Riscos do Carry Trade

Estamos tratando somente de renda fixa, até porque a ideia do Carry Trade é exatamente essa. Mas, não é só de renda fixa que a estratégia vive.

Nós ainda temos o problema do câmbio.

Para conseguir se aproveitar de tais investimentos em renda fixa a juros maiores, por vezes, esses investidores precisam transformar dólar, euros ou libras em Rublos, Liras, Yuan ou em Pesos.

Essa conversão pode gerar grandes problemas aos investidores. Caso a moeda do país que está recebendo os investimentos desvalorize, essa queda no câmbio pode influenciar no benefício do Carry Trade.

Exemplo: O investidor investiu 100 mil rublos em papéis públicos da Rússia. Ele transformou dólares sem rublos. A cotação estava em quatro rublos por dólar.

Sendo assim, o investidor está aplicando na verdade 25 mil dólares. Pois bem, mas o que acontece se o dólar começar a valer seis rublos?

Desse modo, mesmo que o investimento esteja em 120 rublos, a desvalorização da moeda vai transformar os 120 mil rublos em 20 mil dólares.

Mesmo com uma rentabilidade de 20% sobre a aplicação, devido à desvalorização do rublo perante o dólar, o investidor vai sair do país com um prejuízo de cinco mil dólares ou 20% do investimento.

Conclusão: o Carry Trade é uma excelente estratégia, mas deve ser bem estudada antes de aplicada. Tempos longos com os recursos aplicados não são uma boa estratégia.

O mais interessante é manter posições de curto prazo e utilizar de hedge de carteira, ou proteção cambial.