A agenda econômica dessa semana trará diversos indicadores econômicos relevantes. Na terça-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de março, destacado como uma prévia fundamental da inflação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No exterior, os investidores estão na expectativa pelos dados de inflação dos Estados Unidos.

Todo domingo, o TheCap analisa o Calendário Econômico brasileiro e mundial, junto com a Agenda do Mercado Financeiro, destacando os principais eventos que afetarão o mercado financeiro da semana.

Esses comentários são sobre os destaques do mercado financeiro da semana de 25/03 a 29/03.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IPC-S

Na segunda-feira (25), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) lançará os dados do IPC-S da terceira quadrissemana de março de 2024.

O índice variou 0,38% durante a segunda quadrissemana, acumulando um aumento de 3,21% nos últimos 12 meses.

É relevante notar que todas as sete capitais pesquisadas apresentaram uma diminuição em suas taxas de variação.

IPCA-15

Na terça-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia importante da inflação, referente ao mês de março.

Em fevereiro, o IPCA-15 atingiu 0,78%, superando em 0,47 ponto percentual a taxa de janeiro, que foi de 0,31%.

No acumulado do ano, o IPCA-15 registra um aumento de 1,09%, enquanto nos últimos 12 meses apresenta um índice de 4,49%, ligeiramente superior aos 4,47% observados no período anterior.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

IGP-M

Na quarta-feira (27), o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre) divulgará o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) referente ao mês de março.

Em fevereiro, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma variação de -0,52%, indicando uma redução em comparação com o mês anterior, quando teve uma alta de 0,07%.

Com esse resultado, o índice acumula uma queda de -0,45% no ano e de -3,76% nos últimos 12 meses.

Inflação nos Estados Unidos

Na sexta-feira (26), os investidores estarão atentos à divulgação do Índice de Preços das Despesas de Consumo Pessoal (PCE) de fevereiro, pelo Bureau of Economic Analysis.

O relatório inclui a inflação "central" do PCE, a medida preferida pelo Federal Reserve (Fed), que deve indicar aumentos mensais de preços moderados em comparação com o mês anterior.

O mercado aguarda ansiosamente pelos dados, esperando obter mais pistas sobre os objetivos do banco central americano com relação à atual direção da política econômica.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.