O que é Caixa 2

Caixa 2 é uma operação financeira ilegal que consiste em não declarar, registrar ou contabilizar entradas ou saídas de um fluxo de caixa para os órgãos de fiscalização competentes, em geral do poder público.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, Caixa 2 se refere à valores que entram ou saem do caixa sem serem contabilizados ou informados para autoridades competentes, formando uma espécie de caixa paralelo.

Normalmente, esse dinheiro não contabilizado, de origem ilegal, tem dois fins: ou é destinado ao financiamento de atividades ilegais ou evita a cobrança de impostos sobre os valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona Caixa 2

De antemão, é importante ressaltar que o Caixa 2 não é uma prática restrita a um círculo, embora seja muito comum atrelar o Caixa 2 aos políticos e seus partidos. 

Ainda que seja recorrente nessas atividades, o Caixa 2 vai além. Muitas grandes empresas, de alta visibilidade nacional, mas também pequenos e médios empreendedores são pegos pela fiscalização por Caixa 2.

O Caixa 2 é um crime financeiro decorrente da não declaração de uma receita ao governo e suas autoridades competentes, o que irá evitar, consequentemente, a tributação sobre esses.

Além disso, o Caixa 2 pode estar relacionado não somente com a sonegação de impostos, mas também com lavagem de dinheiro e corrupção, portanto, pode ser decorrente de desvios de dinheiro ou não declaração.

Por exemplo, no caso de políticos e grandes empreiteiras, é comum encontrarmos superfaturamentos de obras ou de compras de material. O desvio desse valor pode ser considerado Caixa 2.

Em empresas o Caixa 2 pode ser até mais simples: basta que um diretor venda produtos ou preste serviços sem emitir notas fiscais. O registro legal e contábil é uma obrigação da empresa.

Por fim, outra modalidade muito conhecida é o Caixa 2 eleitoral, no qual um montante de dinheiro, originado de doações não registradas, compõe um caixa paralelo de campanhas de políticos.

Tipos de Caixa 2

Como foi demonstrado acima, existem diversas formas de Caixa 2. Isso porque para quem um ocorra é necessário tão somente o não registro de um dinheiro oriundo de práticas ilegais.

Dessa maneira, a prática de Caixa 2 se constitui como um crime que pode ser enquadrado em diferentes categorias:

Caixa 2 em empresas

O Caixa 2, se praticado em empresas, pode acarretar uma série de consequências graves para sua situação financeira, seus diretores e inclusive seus investidores.

Muitas das vezes, o Caixa 2 de empresas é configurado como crime de sonegação fiscal, o que pode ocasionar multas, restrições judiciais e prisão dos responsáveis pelos procedimentos ilegais.

Além das possíveis sanções fiscais e judiciais, que podem colocar abaixo as ações de uma empresa, bem como sua organização e sua visibilidade, o Caixa 2 também pode gerar problemas de gestão.

Em razão disso, é muito importante que os investidores pesquisem e analisem as práticas contábeis e financeiras de uma empresa quando forem alocar seus ativos, pois isso pode prevenir grandes complicações.

Por exemplo, se uma empresa realiza operações não contabilizadas, na melhor das hipóteses ela estará suscetível a equívocos, mas poderá também estar realizando alguma prática ilegal.