O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, 21, despacho em que dá prazo indeterminado para a CSN (CSNA3) vender as ações que tem na Usiminas (USIM5).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A autoridade antitruste, no entanto, manteve a proibição de que a siderúrgica compre novos papéis da empresa mineira.

A CSN também continua proibida de exercer direitos políticos na Usiminas, assim como de alugar suas ações para terceiros.

A venda da participação da CSN na Usiminas foi determinada pelo próprio Cade em 2014, em acordo fechado com as siderúrgica.

Sem notificar a autoridade antitruste, a CSN começou a adquirir ações da concorrente em 2011, tornando-se a maior acionista individual na empresa.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A companhia de Benjamin Stenbruch chegou a ter 17% de participação na concorrente, que caiu para cerca de 14% atualmente.

Em 2014, o Cade determinou que a CSN se desfizesse das ações da siderúrgica mineira em cinco anos, prazo que não foi cumprido e vem sendo adiado desde então.

Segundo o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) apurou, havia o temor na Usiminas de que o Cade alterasse, agora, o acordo de 2014 para retirar a obrigação da venda ou até permitir que a CSN comprasse novas ações, o que não ocorreu.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A decisão desta quarta-feira dividiu o conselho: três integrantes do tribunal votaram pela homologação do despacho apresentado pelo presidente do Cade, Alexandre Cordeiro, dando prazo indeterminado para a venda, mas mantendo as demais obrigações.

Outros três votaram contra a alteração do acordo, mantendo o prazo para a venda das ações, que acabaria neste ano. Coube ao próprio Cordeiro desempatar o julgamento - o presidente tem voto de Minerva.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

O conselheiro Gustavo Augusto, que foi favorável ao despacho, disse que, nesses oito anos, não se verificou problemas concorrenciais resultantes da operação.

"Não é papel do Cade dizer quando tem que vender ação pra ação cair e despencar como esta caindo hoje. Mas se tiver problema concorrencial, ai, sim, não tem nenhum problema em mandar vender imediatamente", afirmou.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Resultado da CSN no Segundo Trimestre de 2022

resultado da CSN (CSNA3) no segundo trimestre de 2022 (2t22), divulgado no dia 15 de agosto, apresentou um lucro líquido de R$ 369,3 milhões no 2t22, apresentando uma queda de -93,3% no mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda da CSN atingiu R$ 3,2 bilhões no 2t22, apresentando retração de -60% na comparação com o 2t21.

A margem Ebitda da CSN totalizou 29,7% no 2t22, apresentando retração de -23,3 ponto percentual na comparação com o 2t21. 

A margem líquida da CSN totalizou 3,5% no 2t22, apresentando retração de -32,3 ponto percentual na comparação com o 2t21.

As ações da CSN (CSNA3) acumulam alta de 1,73% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 110,32% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.