O que é Bull Trap

Bull Trap é uma expressão que traduz um sinal falso de uma tendência de queda em uma ação, índice ou título que, logo após uma alta convincente, se reverte e quebra um nível de suporte anterior.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em outros termos, Bull Trap é uma armadilha que faz com que os “touros” acreditem em um movimento de alta e, após entrarem, um movimento de queda reverte a situação, quebrando um nível de suporte.

Essa expressão, muito utilizada no mercado financeiro, poderia ser traduzida como armadilha de touro, pois pega desprevenidos investidores com posições compradas após uma forte recuperação de mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem Bull Trap 

O mercado financeiro está repleto de referências a dois animais específicos: o touro e o urso.

A origem exata das referências, que poderia ser confirmada historicamente, não existe. No entanto, alguns especialistas formularam hipóteses plausíveis com base no comportamento desses animais no momento em que atacam suas presas.

Quando o touro está em um confronto direto com sua presa, ele se utiliza de uma estratégia de combate adequada aos seus atributos: movimenta a cabeça para cima e perfura com os chifres.

O urso, por outro lado, costuma atacar com uma violenta patada para de cima para baixo, esmagando o inimigo. Assim, se o touro ataca para cima, o urso ataca para baixo.

Com isso foram criados dois “times” ou grupos de investidores na bolsa de valores. De um lado, os Ursos operam obtendo lucro das quedas das cotações. De outro, os touros operam nos movimentos de alta.

Posteriormente outras expressões passaram a representar novas movimentações, mas sempre se utilizando da figura do touro e do urso a fim de sintetizar alguma tendência de mercado, ou o humor, como costuma-se dizer.

Como funciona Bull Trap

Bull Trap é uma armadilha oriunda de um sinal falso que ocorre em mercados de baixa. É um padrão que engana os investidores levando-os a acreditar que o preço de um ativo parou de cair.

Nesse sentido, uma armadilha de touro ocorre quando um investidor compra um título que ultrapassa o nível de resistência - estratégia baseada em uma análise técnica.

O investidor, munido das ferramentas da análise técnica, passa a observar topos e fundos de gráficos, sejam eles de cotação de ações ou de variação de índices, identificando seus níveis de resistência.

Quando há uma recuperação expressiva no valor de uma ação ou índice, uma Bull Trap poderá ocorrer.

Essa armadilha evidencia uma reversão que força uma saída com fracassos inesperados dos investidores que estão perdendo com a alteração de preço, pois eles não irão suportar uma alta acima do nível de fuga.

Como reconhecer Bull Trap

A melhor maneira de lidar com essas armadilhas é, primeiramente, reconhecê-las. Para isso, será preciso se aprofundar na análise técnica e saber reconhecer as indicações dos gráficos.

Existem quatro sinais mais comuns de que uma Bull Trap está se desenvolvendo:

  • Mercado testando o nível de resistência constantemente - quando o mercado testa os níveis de resistência várias vezes sem que haja um rompimento, pode indicar uma fraca pressão de alta.
  • Longo candle verde antes da mudança de direção do mercado - um longuíssimo candle verde no final de uma alta em um mercado de baixa pode significar maior número de compradores.
  • Gráfico formando um intervalo - um intervalo se forma quando preço sobe e desce dentro do nível de suporte e resistência.
  • Ativo em sobrecompra - se o ativo estiver em sobrecompra, é provável que ocorra uma reversão de baixa logo após o rompimento.

Contudo, vale ressaltar que identificar uma Bull Trap nunca será 100% seguro

Esses são apenas alguns indicadores de uma Bull Trap a caminho, pois suas causas são variadas, ainda que a principal seja a crença dos investidores de que um período de queda chegou ao fim.