O que é Bretton Woods

Bretton Woods é uma cidade localizada no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos. Tornou-se famosa por um acordo que se deu, conhecido com o Acordo de Bretton Woods, em 1944. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse acordo se deu depois do fim da Segunda Guerra Mundial e mudou as regras da economia global, pois garantiu um novo pacto pelo equilíbrio global para trocas comerciais. A principal mudança se deu na moeda.

Nesse sistema, o ouro era a base para o dólar americano e outras moedas eram indexadas ao valor do dólar (lastro em padrão-ouro).

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Acordo de Bretton Woods

O acordo foi negociado em julho de 1944 por delegados de 44 países na Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. 

Quando se deu o encontro, o objetivo era criar um sistema para facilitar o comércio internacional, ao mesmo tempo que protegesse as metas e políticas macroeconômicas de cada nação. 

Era para ser uma alternativa superior à ordem monetária do entreguerras, que levou à Grande Depressão e à Segunda Guerra Mundial.

Definições do acordo de Bretton Woods

As principais definições foram do Acordo de Bretton Woods foram: 

  • Escolha do dólar americano como moeda padrão para transações internacionais (lastreado no ouro)
  • Indexação da taxa de câmbio das demais moedas ao dólar, com limite de variação fixado em de 1% (para cima ou para baixo)
  • Lastro da moeda no ouro, em que cada dólar valia o equivalente a 35 gramas de ouro (conhecido como padrão ouro). 
  • Indicativo de criação de entidades internacionais de apoio, fiscalização e supervisão económica e financeira, como o  Fundo Monetário internacional (FMI), o Banco Mundiale o BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento). 

A definição desse acordo também colocou os Estados Unidos como potência mundial. 

Estados Unidos e Reino Unido no Acordo de Bretton Woods

As discussões foram amplamente dominadas pelos interesses das duas grandes superpotências econômicas da época, Estados Unidos e Reino Unido, que saíram fortalecidas da Segunda Guerra Mundial.  

Ao final da guerra, o Reino Unido saiu como uma grande nação devedora. Já os EUA estavam prontos para assumir o papel de grande credor mundial. 

Sendo assim, os Estados Unidos priorizou a facilitação de um comércio mais livre entre os países, por meio da estabilidade das taxas de câmbio fixas.

Já o Reino Unido queria mais autonomia política econômica para os países e para ela mesma. O economista principal do lado inglês era John Mayard Keynes.  

Sendo assim, o país pressionou por uma maior flexibilidade da taxa de câmbio a fim de melhorar os problemas de balanço de pagamentos.   

No final das contas, a forma que se deu o acordo foi amplamente favorável aos Estados Unidos. O país passou a ter o domínio da distribuição de capitais e do sistema financeiro de todo o globo.

A forma como se orquestrou os organismos internacionais como ONU e FMI também foram favoráveis aos Estados Unidos, favorecendo a hegemonia estadunidense ao longo do século XX.

Fim do Acordo de Bretton Woods 

Em 1971, o presidente Richard M. Nixon desvalorizou o dólar dos EUA em relação ao ouro. Depois de uma corrida às reservas de ouro, ele declarou uma suspensão temporária da conversibilidade do dólar em ouro.

Isso abriu precedente para que o  Sistema de Bretton Woods entrasse em colapso. Em 1973, os países ficaram então livres para escolher qualquer acordo de troca para sua moeda, exceto atrelar seu valor ao preço do ouro.

Depois disso, os países podiam deixar os valores de sua moeda em relação às outras  flutuarem livremente, de forma que as forças de mercado determinam seu valor em relação às moedas de outros países.

Isso abriu espaço para que os investidores pudessem apostar na valorização e desvalorização das moedas. Por isso, hoje é possível investir em moedas como o dólar ou fundos cambiais.