Com o acirramento da concorrência no mercado, o Bradesco (BBDC4) faz planos para ampliar neste ano tanto sua equipe quanto o volume de novas operações no chamado segmento de alta renda e de private banking.

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"Queremos potencializar nossa estrutura de 'wealth'", afirma Guilherme Leal, diretor executivo do Bradesco responsável por Prime, Private Bank, Ágora e área de investimentos.

Segundo ele, até o fim do ano o banco quer aumentar em mais de 40% - de 1.400 para 2.000 - o número de especialistas em investimentos voltados para o Prime, segmento de alta renda do banco.

"Eles vão atender o cliente com mais de R$ 300 mil. Com a ampliação da equipe, poderemos pensar em baixar o valor mínimo", afirmou o diretor, acrescentando que especialistas e gerentes atuam conjuntamente para aumentar o "share of wallet", ou seja, a parcela do patrimônio financeiro do cliente atendida pelo banco.

Para o setor de private banking, o diretor global da área, Augusto Miranda, conta que o plano é aumentar o total sob gestão em torno de R$ 50 bilhões e atrair mais 400 famílias.

"Hoje, temos aproximadamente R$ 415 bilhões sob gestão e 10 mil famílias", diz Miranda.

O segmento reúne clientes com mais de R$ 5 milhões em investimentos. A meta de crescimento para 2023 vem depois de um ano positivo em termos de crescimento, segundo Miranda.

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"2022 foi o melhor ano em termos de captação de recursos e também no crescimento no número de famílias."

Em 2022, cerca de 300 famílias passaram a ser clientes do Bradesco Private Banking.

Segundo ele, dois fatores apoiaram esse crescimento: a maturação dos acordos firmados com o JP Morgan e com o BNP Paribas e o "cross-selling" com o banco de atacado.

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"Existe uma sinergia muito grande entre o banco de atacado e o private banking", diz Miranda.

No caminho oposto ao da alta renda, o private banking tende a ter um aumento no tíquete inicial.

"Estamos caminhando para aumentar o tíquete inicial de R$ 5 milhões para R$ 10 milhões", diz Miranda.

O novo montante ficaria alinhado ao padrão no exterior, que é em torno de US$ 2,5 milhões.

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Essa mudança será feita, segundo ele, por dois motivos: a capacidade de o Prime atender clientes com recursos até o novo patamar e também pela valorização do patrimônio das famílias já atendidas. 

Reação 

A estrutura montada até agora - que conta também com 17 assessorias de investimento e 50 gestores de carteiras ligados à Ágora - foi construída nos últimos cinco anos em reação ao fortalecimento da indústria de investimentos no Brasil com o modelo de negócios executado por concorrentes como XP e BTG.

"Não tínhamos a estrutura de hoje em 2017, 2018. Fomos reagindo, estruturando, mudando a jornada do cliente no aplicativo", diz Leal.

Nos últimos anos, o Bradesco reforçou sua estrutura na área com uma série de aquisições.

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Comprou o BAC Florida (que virou Bradesco Bank), de olho na oferta de produtos para clientes endinheirados em solo americano.

Com essa estrutura lá fora, Miranda e Leal dizem que o objetivo é responder por algo entre 10% e 15% dos recursos investidos por brasileiros no exterior.

Também fez acordos para receber as carteiras do "wealth" do JPMorgan e do BNP Paribas e estruturou uma parceria com o BV para criar uma nova gestora, independente da Bradesco Asset.

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Neste ano, a ideia é consolidar essas frentes para fortalecer a posição do banco no segmento. Isso acontece em um momento em que os bancos tradicionais saem na frente, na visão dos executivos, por terem maior experiência e capacidade na geração de produtos de renda fixa, os "queridinhos" do brasileiro no atual contexto de Selic de dois dígitos.

Segundo Leal, atrair o cliente para a área de investimentos é estratégico para o banco.

O segmento oferece um ROE (sigla em inglês para retorno sobre patrimônio líquido) bastante alto por conta da baixa alocação de capital da instituição.

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"Atender o cliente na área de investimentos me permite trabalhar de uma forma melhor toda oferta que o banco pode fazer."

Resultado do Bradesco no Quarto Trimestre de 2022

resultado do Bradesco (BBDC4) no quarto trimestre de 2022 (4t22), divulgado no dia 09 de fevereiro, registrou um lucro líquido recorrente de R$ 1, bilhão no 4T22, baixa de -75,9% na comparação com o 4T21.

A margem financeira do Bradesco atingiu R$ 16,7 bilhões no 4T22, apresentando retração de -1,7% na comparação com o 4T21.

As receitas de prestação de serviços do Bradesco totalizaram R$ 9,3 bilhões no 4T22, apresentando uma alta de 4,4% na comparação com o 4T21.

As ações do Bradesco (BBDC4) acumulam queda de 1,79% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 27,82% nos últimos 12 meses.

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Fonte: Estadão Conteúdo.