Bill Gates Apoia Aumento de Impostos para Mais Ricos
| ,

Bill Gates Apoia Aumento de Impostos para Mais Ricos

Entenda porque o bilionário Bill Gates apoia o aumento dos impostos sobre as pessoas mais ricas.

Por
Atualizado em 06/11/2020

Bill Gates, segundo homem mais rico do mundo, revelou que se sente incomodado por não ser cobrado a pagar impostos mais altos.

O bilionário, investidor, filantropo e cofundador da Microsoft é exemplo de independência financeira, inspirando aqueles que desejam construir sua própria riqueza.

Gates já chegou a falar sobre os hábitos pessoais que melhoram sua felicidade e bem-estar, mas esta fala se refere a melhoria de toda a estrutura de mercado econômico.

O site CNBC revelou porque Bill Gates considera que o aumento de impostos sobre os mais ricos seria essencial para tornar o capitalismo mais eficiente e com maior equidade.

Então, você está pronto para entender por que Bill Gates apoia o aumento de impostos para as pessoas mais ricas?

Leia até o final e descubra como isso pode tornar o mercado financeiro mais eficiente.

Quer Melhorar suas Finanças Pessoais? Baixe Grátis o Livro Digital “Como Investir Começando do Zero”.

Contribuição dos bilionários

Com um patrimônio líquido de US $ 117 bilhões, o capitalismo tem sido bom para o cofundador da Microsoft, Bill Gates, e ele considera que é um bom sistema.

Ainda assim, “não há almoço grátis aqui, seria preciso coletar mais dinheiro”, disse Gates à CNN em fevereiro.

O bilionário apontou que esse dinheiro deveria vir dos ricos na forma de impostos mais altos.

“Deveríamos querer que a parte que vem do 1% ou dos 20% do topo seja muito maior”, disse Gates.

Gates tem sido um defensor frequente de tributar os ricos com taxas mais altas.

“Preciso pagar impostos mais altos”, afirmou o bilionário, no ano passado.

“Paguei mais de US$ 10 bilhões em impostos, mais do que qualquer outra pessoa, mas o governo deveria exigir que as pessoas na minha posição paguem impostos significativamente mais altos”.

Banner will be placed here

Impostos sobre ganhos e heranças

Em particular, Bill Gates sugeriu aumentar o imposto sobre ganhos de capital, que é o imposto cobrado sobre os lucros obtidos quando uma propriedade ou investimento é vendido.

Atualmente, nos Estados Unidos, onde vive o bilionário, o imposto sobre ganhos de capital é de 20% sobre ganhos de capital líquidos.

Essa taxação ocorre quando a renda tributável do contribuinte é maior do que o limite para a taxa de imposto regular de 37%, de acordo com o Internal Revenue Service.

“Se seu objetivo é ir atrás das grandes fortunas, você tem que pegar o imposto sobre ganhos de capital … e aumentar isso”, disse Gates à CNN.

Além disso, ele defendeu o aumento do imposto sobre propriedades de heranças, que incide sobre o dinheiro, propriedade e outros ativos de uma pessoa que é transferido para outra após falecimento.

“Tenho sido o maior defensor de que o imposto sobre a propriedade arrecade mais dinheiro”, disse Gates.

Para 2018, a lei de cortes de impostos e empregos coloca o imposto sobre imóveis em 40% após os primeiros US$ 11,18 milhões.

Capitalismo como mercado

Embora Bill Gates seja a favor de fazer mudanças no código tributário atual, ele disse à CNN que apóia o capitalismo como uma estrutura de mercado, apesar das reações recentes.

“Agora você pode dizer que sou tendencioso porque este sistema funcionou muito bem para mim, e eu me declaro culpado disso”, disse Gates. 

“Mas, ao observar de maneira geral as economias capitalistas, há muitas coisas boas acontecendo”, apontou.

“Acho que você pode ajustar os parâmetros fiscais e obter muito mais equidade e obter alguns serviços governamentais adicionais e ainda estar na mesma estrutura básica de mercado.”

O bilionário aponta que ajustar o sistema tributário para que as pessoas ricas paguem mais não precisa prejudicar a concorrência ou o empreendedorismo.

“Contanto que você tenha preços baseados no mercado. Você permite que as pessoas criem novas empresas com muita facilidade”, considerou.

Segundo Gates, “se você acha que há muita concorrência em algum lugar, você entra e intervém nisso”.

“Flertando com uma mudança radical, uma mudança dramática, como administramos esses sistemas, eu pessoalmente voto por não fazer uma mudança radical”, disse ele.

Se você procura realizar investimentos que ainda são isentos de impostos, a melhor forma é através de ações boas pagadoras de dividendos

Além de lucrar com valorização da ação, você recebe parte dos lucros das empresas.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE