O que é Berkshire Hathaway

Berkshire Hathaway é um conglomerado empresarial situado em Nebraska (EUA). Entre outras coisas, a companhia detém propriedade de várias marcas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentre as subdivisões da companhia, podemos citar: Duracell, Kraft Heinz Company e a The Coca-Cola Company.

A empresa é liderada por Warren Buffet que ocupa o cargo de CEO e presidente, dentre os diretores da companhia.

É válido ressaltar que, de acordo com a lista Forbes Global 2000, é a 3ª maior empresa listada em bolsas de valores do mundo, e consequentemente possui uma receita gigantesca.

Porém, para entendermos melhor a companhia é necessário nos aprofundar um pouco mais sobre algumas coisas referentes à empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Berkshire Hathaway antes de Buffett

A Berkshire Hathaway se caracteriza por ser uma indústria de origem têxtil, que foi fundada por Oliver Chace em 1839. A empresa, antes era nomeada como Valley Falls Company, pois ficava em Valley Falls.

É válido ressaltar que em 1929 a empresa acabou passando por uma fusão com a Berkshire Cotton Manufacturing Company, o que culminou na formação da Berkshire Fine Spinning Associates.

Durante o ano de 1955, a nova empresa acabou passando por outra fusão com a Hathaway Manufacturing Company, que também era uma indústria têxtil.

Devido a nova fusão, acabou surgindo a atual Berkshire Hathaway, uma empresa gigante que contava com milhares de funcionários e milhões de dólares em receita.

Berkshire Hathaway depois de Buffett

No ano de 1962, Warren Buffet acabou uma tendência no padrão dos preços das ações da Berkshire Hathaway, devido a isso passou a comprar diversas ações da empresa.

Após um tempo como acionista na empresa, Buffet acabou percebendo que o negócio têxtil estava em constante decadência.

Sendo assim, em 1964, o atual presidente da companhia - Stanton - acabou oferecendo para Buffet um valor em troca de suas ações.

O empresário acabou não aceitando, e acabou comprando ainda mais ações da empresa. Posteriormente acabou demitindo Stanton e assumiu a direção da companhia.

No começo de seu cargo como CEO da companhia, Buffett acabou mantendo a indústria têxtil como a alma do negócio, porém nos anos 60 passou a investir em outras áreas, como a indústria dos seguros.

Em 1987 acabou encerrando por completo as atividades têxteis da Berkshire Hathaway.

Apesar de tudo isso, Buffet chegou a declarar que comprar a empresa como investidor foi um dos maiores erros que chegou a cometer.

Pois, segundo ele, caso houvesse investido sua renda diretamente em negócios de seguros, teria lucrado muito mais.

Sucessão da Berkshire Hathaway

Conforme Buffett fica mais velho, a preocupação com a Berkshire Hathaway acaba aumentando.

No ano de 2010, quando estava chegando à idade de 80 anos, acabou afirmando que seria substituído por um time de investidores, os quais são um CEO e outros três ou quatro gestores.

Já no de 2012, em uma carta aos acionistas da empresa, Buffet acabou afirmando que que o seu sucessor havia sido selecionado internamente, entre os membros da empresa.

Porém, como não foi divulgado nenhum nome, os investidores da companhia acabaram ficando inseguros por conta da falta de clareza.

Sendo assim, o último desenvolvimento acabou ocorrendo em 2018, quando os investidores Ajit Jain e Greg Abel acabaram sendo indicados à vice-presidência da companhia.

Como eles são os vice-diretores da companhia, espera-se que sejam os futuros sucessores de Warren Buffett.

Apesar do que foi dito, não houve mais nenhuma informação adicional que desse a entender quem de fato será o próximo sucessor de Buffett.

É algo que aparentemente somente o tempo dirá.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o que é a Berkshire Hathaway, consulte o artigo completo sobre Berkshire Hathaway.