O que é bem substituto

Bem substituto é um bem que pode ser consumido em substituição a outro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É possível compreender como bem substituto qualquer produto que possa ser facilmente trocado por outro que tenha as mesmas funções.

Ou seja, o bem substituto, no fim das contas, pode ser compreendido como um bem alternativo no fim das contas.

Alimentos podem ser considerados como bens substitutos, pois, é possível consumir margarina ao invés de manteiga, ou carne suína ao invés de bovina.

Isso ocorre, pois caso não haja um planejamento financeiro pessoal os alimentos podem acabar correspondendo ao mesmo grupo alimentar, e por conta disso serem substituídos por algum de outra classe.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Bem substituto e seu impacto na economia

Todo bem que se caracterize como substituto pode acabar fornecendo ao consumidor um poder maior de escolha, pois afinal ele não precisa ficar preso a um único bem.

Sendo assim, esse poder de escolha do consumidor, no fim das contas pode acabar causando um grande impacto na economia.

Vale a pena ressaltar que, caso a carne bovina tenha obtido um aumento no preço de produção, ela automaticamente irá custar mais caro aos consumidores finais.

Considerando o que foi dito, o consumidor pode acabar optando por substituir esse bem por algum outro similar mais barato.

Sendo assim, o consumidor pode acabar escolhendo entre carnes de aves, pescados, suínas, ou até mesmo alimentos embutidos.

Por conta disso, a demanda por esses outros produtos acabará aumentando, o que certamente acabará influenciando no seu preço final.

Podemos perceber, portanto, que a mudança de valor na carne bovina acaba influenciando diretamente nos preços de diferentes produtos alimentícios.

Considerando o que foi dito, essa movimentação no mercado financeiro acaba ocorrendo em questão da redução dos preços.

Resumindo, caso o preço da carne bovina venha a baixar, haverá uma maior procura e consequentemente demanda pelo produto.

Por sua vez, a procura por bens de origem substituta acabará se tornando reduzida, impactando o mercado econômico de outra maneira.

Motivos para o aumento de preço do bem substituto

A variação dos preços no mercado pode acabar ocorrendo de maneira natural, por meio das leis de oferta e procura dos produtos.

Porém, existem outros fatores que podem acabar interferindo na oscilação do preço do produto, sem necessariamente ser pelo fato das pessoas estarem consumindo o produto demais ou de menos.

O primeiro dos motivos diz respeito justamente às interferências que podem acabar ocorrendo por meio da cadeia produtiva.

No caso da carne bovina, por exemplo, a matéria prima no fim das contas acaba sendo um animal.

E esse animal precisa das condições climáticas corretas para ser criado, variando de acordo com cada espécie em particular.

Ou seja, isso pode acabar significando que períodos em que ocorram muita chuva podem impactar na criação de gado.

Pode acabar impactando da mesma forma que qualquer falha de todo o processo produtivo do produto em si que esteja sendo comercializado.

Um outro fator que corresponde a discriminação dos preços está vinculado ao movimento de exportação do produto em si pelo país produtor.

Isso ocorre, pois caso o país acabe excedendo a quantidade de importação a oferta realizada em território nacional acaba correndo o risco de não suprir parte da demanda.

No fim das contas isso significa que não há oferta para todo mundo, e o jeito acaba sendo aumentar o preço dos produtos existentes.

Diferença entre bem substituto e bem complementar

O bem complementar apresenta como principal diferença em relação ao bem substituto, o fato de não se mostrar substituível.

Um exemplo de bem complementar é a gasolina. Meios de transporte que aceitam somente esse combustível, não conseguem se locomover sem ele.