O que é Austin Rating

Austin Rating é uma instituição brasileira que atua como classificadora de risco de crédito. Por sinal, ela foi a primeira empresa nacional a conceder pontuações de rating no Brasil.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No mercado financeiro a avaliação de riscos de crédito é fundamental para a maior segurança das partes envolvidas em uma transação que envolva o empréstimo de valores.

Em geral, os serviços das agências de risco, como são conhecidas as empresas que atuam nesse mercado, servem de parâmetro para que:

  • Instituições financeiras concedam ou não empréstimos e financiamentos;
  • Investidores decidam ou não comprar títulos de uma determinada empresa, dentre eles debêntures;
  • O mercado internacional avalie o risco de calote e inadimplência de cada país.
  • Medição da capacidade de pagamento de dívidas por parte das instituições avaliadas;
  • Dentre outras possibilidades.

Em síntese, quando elabora-se uma análise de risco,  o objetivo principal consiste em reduzir as chances de inadimplência e possíveis calotes.

A Austin Rating foi a primeira empresa autorizada pela CVM a exercer a atividade de Agência de Classificação de Risco de Crédito no Brasil.

A autorização da CVM foi concedida à Austin Rating  em dezembro de 2012.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a classificação de risco

É importante deixar claro, que cada agência de risco define e possui as suas próprias metodologias de avaliação e classificação.

No caso da Austin Rating o processo de classificação de risco é dividido em 12 etapas que visam a precisão e a credibilidade das informações prestadas à sociedade.

Confira logo abaixo, quais são as etapas da avaliação de riscos elaborada pela Austin Rating:

1. Indicação de Analistas: Após a assinatura do contrato de avaliação de rating, a primeira etapa do processo consiste na escolha dos analistas avaliadores de risco.

2. Envio de Questionário Padrão: Nesta etapa, os analistas de rating procuram obter informações quantitativas e qualitativas a respeito da organização sob avaliação, através de um formulário próprio.

3. Agendamento de Reunião: A partir do recebimento das respostas presentes no questionário, o analista avaliador estuda as informações e as leva para uma reunião com outros analistas para um debate técnico.

4. Reunião de Due Diligence: Encontro entre analistas da Austin Rating e membros da entidade sob avaliação para verificação de informações e documentos adicionais.

5. Envio de Questionário Complementar: Após a reunião de Due Diligence, os analistas produzem uma lista de questionamentos adicionais, a ser enviada para a instituição sob análise.

6. Análise de Dados: Nessa etapa, os analistas de rating realizam análises e simulações diversas para encontrar a classificação de risco apropriada para a instituição sob análise.

7. Elaboração de Relatório para o Comitê de Classificação: Nesta fase, um relatório contendo os principais aspectos positivos e negativos da instituição sob análise é elaborado..

8. Julgamento no Comitê de Classificação: Nesta etapa, um comitê de classificação é formado para avaliar o resultado das fases anteriores e votar pela classificação adequada a ser atribuída em cada caso.

9. Comunicação da Classificação: Após a votação do Comitê, a instituição avaliada é comunicada a respeito do seu rating preliminar.

10. Entrega de Relatório Inicial (Minuta): Em seguida, uma minuta do relatório de rating é enviado à empresa para que essa faça as suas considerações, caso julgue necessário.

11. Entrega de Relatório Final: Após a apreciação e aprovação da minuta, o relatório final de rating é entregue.

12. Divulgação: Por fim, o resultado da avaliação de rating é divulgado ao mercado.

Importância das agências de classificação de risco

Como pode-se observar, o processo de avaliação de risco da Austin Rating e também de outras instituições de avaliação de risco é criterioso e formado por inúmeras fases.

Todo esse trabalho de avaliação, é um fator essencial para que a classificação outorgada, possua aceitação e credibilidade junto ao mercado.