Após um plano agressivo de crescimento nos últimos três anos, que incluiu a compra e conversão de 66 hipermercados do Extra e fez o número de lojas aumentar em 50%, o Assaí (ASAI3) vai cortar investimentos e desacelerar a sua expansão.
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O número de abertura novas lojas vão cair quase pela metade, de 27 neste ano para 15 no próximo, e o capex vai ser reduzido na mesma proporção, dos R$ 3,41 bilhões gastos nos últimos 12 meses para um patamar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões em 2024.
Com isso, a empresa vai finalmente conseguir diminuir a sua pesada alavancagem – um processo que está demorando mais tempo do que o previsto para acontecer – e passar a pagar os investimentos e o custo da dívida apenas com a geração de caixa.
“A partir do segundo semestre a geração operacional vai pagar o custo da dívida e os investimentos”, afirmou a CFO Daniela Sabbag na segunda-feira (27), durante o Investor Day da empresa.
“A dívida em si não cai em 2024 porque a gente continua investindo. Deve ficar estável, mas vamos gerar caixa para pagar os juros e os investimentos”.
A empresa teve uma geração de caixa operacional de R$ 4,86 bilhões nos últimos 12 meses e investiu R$ 4,73 bilhões (R$ 3,41 bilhões de capex e R$ 1,32 bilhão de aquisição de pontos comerciais).
A geração de caixa livre até foi positiva em R$ 132 milhões, mas os dividendos (R$ 89 milhões) e sobretudo o custo da dívida (R$ 1,66 bilhão) levaram o Assaí a uma geração de caixa total negativa de quase R$ 1,63 bilhão no período.
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Desde dezembro de 2020, só o custo da dívida foi de R$ 3,3 bilhões.
O CEO Belmiro Gomes diz que esse pesado plano de investimentos permitiu à empresa acelerar a expansão orgânica em 4 a 5 anos, principalmente com a conversão das lojas do Extra.
“Já convertemos 60 das 66 lojas e vamos inaugurar a 61ª em Salvador. E a empresa passou a contar com um parque de lojas irreplicável e muito bem localizado”.
Gomes ressalta que o plano foi feito quando a Selic estava em 2% ao ano e a previsão era que a taxa subiria até 7%, mas foi a quase 14%.
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A CFO Daniela Sabbag afirma que só esse aumento adicional dos juros foi responsável por R$ 1 bilhão dos R$ 3,3 bilhões que a empresa gastou com o custo da dívida.
Redução da alavancagem
A alavancagem do Assaí está atualmente em 4,4x, uma leve queda de 0,2 ponto percentual na comparação com o terceiro trimestre de 2022, e o guidance da empresa agora é reduzi-la abaixo de 3,5x em 2024.
Para isso, a companhia conta também com um crescimento no Ebitda, com a “maturação” das lojas inauguradas nos últimos anos, e o fim dos pagamentos pela aquisição das lojas do Extra, além da forte redução nos investimentos e da queda da Selic, pois toda a sua dívida está atrelada ao CDI.
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A dívida bruta do Assaí está em R$ 13,8 bilhões atualmente, e cerca de metade desse valor vence nos próximos dois anos.
A empresa também precisa pagar mais R$ 2,1 bilhões pela compra das lojas do Extra (R$ 1,2 bilhão neste quarto trimestre e mais R$ 900 milhões no primeiro de 2024).
Apesar da grande quantidade de dívida a vencer no curto e médio prazos, Sabbag não vê dificuldades para refinanciá-la e diz que já está renegociando uma parte.
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A CFO também não acredita que o custo médio da dívida (atualmente em CDI+1,48%) vá aumentar.
“Não podemos dar muitos detalhes do processo de renegociação, mas sempre tivemos bastante acesso a capital, mesmo em momentos mais críticos do mercado de crédito”, afirmou a CFO citando o caso da Americanas, em janeiro.
“Temos vencimentos neste ano que a gente já endereçou e em 2024 eles estão mais concentrados no segundo semestre. Nunca tivemos histórico de dificuldade de rolar a dívida”.
“Não vemos dificuldade na rolagem [da dívida] nem no custo”, resume o CEO.
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Crescimento agressivo
O Assaí adotou um plano agressivo de crescimento nos últimos anos, que envolveu a compra e conversão de hipermercados do Extra em lojas de atacarejo e a abertura de novas unidades, o que fez o seu crescimento e a sua receita – e também o seu endividamento – dispararem.
Foram inauguradas mais de 100 novas lojas entre dezembro de 2020 e setembro de 2023, o que fez o número de unidades saltar de 184 para 281 em menos de três anos (incluindo os fechamentos).
Já o faturamento saltou R$ 31 bilhões, dos R$ 39 bilhões de 2020 para os R$ 70 bilhões atuais (considerando o acumulado em 12 meses).
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A empresa conseguiu uma geração de caixa operacional de R$ 9,4 bilhões nesse período, mas investiu ainda mais (R$ 10,3 bilhões), distribuiu R$ 400 milhões em dividendos e ainda arcou com R$ 3,3 bilhões de custo da dívida.
Mas, mesmo com a desaceleração na abertura de lojas, o CEO ainda vê possibilidade de continuar crescendo nos próximos anos.
“Das 203 cidades com mais de 150 mil habitantes no Brasil, 91 ainda não têm uma loja do Assaí”.
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Endividamento da população
Gomes espera uma retomada do poder de compra dos clientes e uma redução no endividamento da população, pois o cenário econômico adverso fez com que o Assaí registrasse uma queda nas vendas mesmas lojas (SSS) no terceiro trimestre, de 0,9% na comparação anual e de 2,0% na comparação trimestral.
Já o lucro líquido da empresa caiu 34,2%, para R$ 185 milhões, apesar de o faturamento ter crescido 22%.
“Os clientes fizeram um downgrade de consumo e há uma busca mais intensa por preço e promoção. O brasileiro trocou a marca de refrigerante e teve maior consumo de suco em pó da história”, afirma o CEO do Assaí.
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“Que a população possa recompor o seu poder de compra. Na medida que isso aconteça, será um benefício para o Assaí e estamos prontos para esse novo período”.
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