O que é Apólice Vitalícia 

A apólice de seguro é um documento emitido por uma seguradora que garante que ela assumirá determinados riscos que possam ocorrer com o bem segurado. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No geral, as pessoas optam por fazer seguros para bens de alto valor agregado, como carros, motos e casas. Há ainda a possibilidade de fazer um seguro de um bem de valor inestimável - a vida. 

Muito utilizado no contexto de seguros de vida, a apólice vitalícia é um tipo de apólice em que o segurado terá o benefício do seguro pela vida toda, após contribuir por um determinado período.

No Brasil, as empresas que podem oferecer contratos de seguros são autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep)

Antes de contratar qualquer tipo de seguro, é importante verificar se a seguradora é autorizada pelo órgão, a fim de evitar fraudes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Seguro de vida

Um seguro é um contrato que uma pessoa faz com uma seguradora,  em que se estabelecem os termos de indenização, caso os eventos previstos na apólice aconteçam.

Em um seguro de vida, prevê-se que haverá o pagamento de indenização aos beneficiários (geralmente, familiares e dependentes), caso ocorra a morte do contratante. 

O objetivo é garantir proteção financeira para essas pessoas, de forma que, caso ocorra a morte do contratante, não haja redução nos seus padrões de vida.

Por exemplo, suponha o caso de uma mãe de dois filhos que é a chefe da família. Ao contratar o seguro de vida,  ela garante relativa estabilidade financeira para as crianças, se ela vir a óbito. 

Esse é um exemplo especialmente interessante (quando há apenas um provedor na família), porque o padrão de vida pode ser fortemente abalado caso ele não esteja mais apto a garantir o sustento. 

As coberturas mais comuns desse tipo de apólice não garantem indenização apenas em caso de morte, mas outros eventos também, como:

  • Invalidez  (funcional e laborativa, total ou parcial por acidente ou por doença)
  • Despesas médicas e hospitalares
  • Auxílio ou assistência funeral
  • Doenças graves (câncer, infarto ou AVC)

Há possibilidade ainda de garantir amparos complementares, como quitação de vida de dívida e seguro habitacional. 

Contudo, o seguro de vida pode ser de diferentes tipos. O contratante pode optar por um seguro durante um período especificado no tempo ou um seguro vitalício.

A apólice é o documento que irá trazer todas as informações deste contrato, bem como suas condições e garantias. 

Seguro de vida vitalício 

Enquanto os seguros temporários oferecem a proteção pelo por um período determinado, sendo útil para coberturas de necessidades específicas, o seguro de vida vitalícia vale por toda a vida do segurado.

Nesta modalidade de seguro, será pago o valor da cobertura pelo evento, independentemente do momento que ele ocorra. 

Isto é, se a mãe do exemplo anterior contrata o seguro aos 30 anos, não importa a idade que ela morra, seja aos 45 ou aos 80 anos, seus filhos receberão o valor estipulado na apólice vitálica. 

Como funciona a Apólice Vitalícia

Na Apólice Vitalícia, deve conter informações sobre: 

  • Direitos e deveres das partes contratantes 
  • Prazos de vigência
  • Valor do prêmio
  • Cláusulas que definem coberturas e assistências

Geralmente, é estipulado em contrato que é preciso pagar o prêmio da apólice  por 10 anos para que o seguro seja efetivamente vitalício. 

A vantagem deste tipo de apólice é que ela não pode ser cancelada pela seguradora de forma unilateral, uma vez que já tenha sido pago o valor estipulado. 

Ou seja, a seguradora não pode cancelar o seguro quando o contratante chegar a uma idade em que não seja mais vantajoso financeiramente para a seguradora mantê-lo, mais perto da velhice.