A BR Distribuidora (BRDT3) terá a maior meta de aquisição de créditos de descarbonização (CBio) do país em 2020, conforme estabeleceu nesta sexta-feira (25) publicação da reguladora Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como maior companhia de distribuição de combustíveis do Brasil, a meta para a BR foi estabelecida em 3,93 milhões de CBios (cada um equivale a uma tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitido).

O objetivo total para todas as distribuidoras neste ano é de aquisição de 14,53 milhões de CBios, conforme número recentemente revisado pela metade em função dos impactos da pandemia de Covid-19.

Com a definição das metas, as negociações de CBios dispararam na semana de 16 e 22 de setembro, com as distribuidoras de combustíveis adquirindo 547,6 mil créditos.

No momento, o preço por unidade variava entre R$ 23,50 e R$ 32, conforme levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

A associação representa usinas de etanol, as principais emissoras dos CBios, que também podem ser lançados por produtores de biodiesel.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A Petrobras (PETR4) tem participação de 37,5% na BR Distribuidora e quer vender a fatia remanescente

Em seguida no ranking de metas de CBios vem a Ipiranga, do grupo Ultrapar (UGPA3), com uma meta de 2,88 milhões de CBios em 2020.

Em terceiro, a Raízen Combustíveis - joint venture da Cosan (CSAN3) com a Shell - teve meta de 2,6 milhões de CBios para adquirir até o final do ano.

A Alesat Combustíveis, na qual a Glencore adquiriu participação majoritária em 2018, aparece em quarto, com cerca de 498 mil CBios a serem adquiridos.

A ANP estabeleceu meta de 366,4 mil CBios para a Petróleo Sabbá.

Já a Ciapetro Distribuidora teve fixado um objetivo de 258,5 mil créditos, enquanto a Atem's Distribuidora terá de comprar 247,8 mil CBios.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Rodoil, na qual a multinacional Vitol detém participação, terá de comprar 176,8 mil CBios.

A Total Distribuidora tem meta de 101,7 mil Cbios.

De acordo com a legislação, as metas globais anuais de descarbonização no âmbito da política nacional de biocombustíveis, o programa RenovaBio, são definidas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e as individuais pela ANP.

O cálculo das metas foi realizado conforme participação de mercado do distribuidor nas emissões totais oriundas de combustíveis fósseis.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters