O que é Venda Coberta?

A Venda Coberta é um método de financiamento de venda da carteira de ações. Sendo assim uma forma de rentabilização do investidor sobre sua carteira de ações.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Realizando a operação, o investidor lança no mercado opções de compra e venda de ativos que ele possui esperando que os preços das ações dele não atinjam o preço de exercício da opção ou strike.

O strike é o valor pago pelo investidor comprador no ato do exercício da opção para a aquisição do direito de compra ou venda de um ativo na Bolsa de valores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Com o preço de exercício da opção não sendo atingido, o investidor lançador da opção recebe todo valor da operação, por ser detentor dos ativos.

Quando o preço da ação atinge o preço de exercício da opção, o investidor lançador da opção tem a obrigação de vender os ativos pelo preço de exercício da opção (no caso das calls), ou comprar as ações pelo preço alvo (no caso das puts).

Outro caso mais incomum que pode acontecer é o detentor do ativo querer que o strike seja atingido e que o lançador da opção compre a ação, neste caso a vantagem é do comprador da opção que irá adquirir uma ação abaixo do valor de mercado.

O que é Venda Coberta de Call?

A Venda Coberta de Call se dá no momento em que o valor da ação ultrapassa o valor do strike, fazendo com que o investidor lançador da opção tenha a obrigação e dever de vender a ação pelo preço do strike.

Por exemplo, supondo que o investidor lançador tenha mil ações da PETR4. No momento de lançamento dessa opção ao mercado a PETR4 é negociada por R $20,00, portanto o investidor possui um patrimônio de R $20 mil em ações da Petrobras.

Como o investidor possui mil ações da PETR4, ele tem o direito de vender mil opções da PETR4. Vendendo as opções o investidor lançador receberia o valor do prêmio no momento da operação.

Se no vencimento do ativo a ação estiver abaixo do strike, o prêmio do ativo vai todo para o investidor lançador da opção, podendo ter o direito de vender as opções novamente.

Caso contrário, o investidor lançador é obrigado a vender o ativo para o comprador da opção.

O que é Venda Coberta de Put?

A venda coberta de put se diferencia da venda coberta de call no momento em que o investidor possui o valor financeiro, mas não o ativo ou possui o ativo e deseja vendê-lo em uma data futura.

A venda coberta de Put é o direito de venda de um ativo em uma data futura, a um preço predeterminado.

O investidor que vende uma Put é obrigado a comprar o ativo pelo preço predeterminado se, no vencimento, o ativo se encontrar em preço inferior ao do exercício.

Vivenciando este cenário, a perda financeira será igual à diferença entre o preço de exercício da opção e o preço final do ativo, descontado o valor recebido de prêmio pela venda.

Por outro lado, o ganho máximo da operação pelo investidor será o prêmio recebido, e acontecerá quando o ativo se encontrar em preço superior ao preço de exercício da opção no vencimento, ocasião em que o preço da put será zero.

Portanto, a venda coberta de put trata-se de uma maneira de remunerar uma carteira em cenários de alta.

Tanto a venda de Call, quanto a venda de Put são operações de alto risco de ganhos e perdas no mercado financeiro, sendo utilizado para os investidores que desejam rentabilizar suas carteiras de ações.