O que é Quarta Revolução Industrial

Quarta Revolução Industrial é um conjunto de novas tecnologias que se beneficiaram da revolução digital anterior e que está causando uma mudança de paradigma no mundo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Quarta Revolução Industrial está gerando uma transição no sistema em que se vive no século XXI, aumentando a velocidade, alcance e impacto de sua tecnologia.

Quarta Revolução Industrial também é chamada de revolução 4.0 e vem causando impacto em quase todos os setores industriais da economia dos países.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Vantagens de Quarta Revolução Industrial 

Quarta Revolução Industrial está sendo marcada, então, pela velocidade, alcance e impacto Das novas tecnologias, aprimoradas em relação à revolução digital anterior.

A Terceira Revolução Industrial, no século XX, caracterizou-se pelos avanços e desenvolvimento das tecnologias relacionadas às telecomunicações, tecnologia da informação e digitalização dos serviços e comunicações.

A partir do que já foi introduzido pela revolução anterior, aumenta agora na Quarta Revolução Industrial. Uma das fortes tendências relaciona-se à automatização operacional da indústria como um todo.

Esse nome, Quarta Revolução Industrial, surgiu em 2013, a partir de um projeto do governo alemão, que usou de tecnologias inovadoras para que a produção tivesse independência completa das máquinas.

Quarta Revolução Industrial, então, traz a forte tendência à automatização através de sistemas ciberfísicos, a partir do desenvolvimento da Internet das Coisas e do modelo de nuvem da computação.

Nesses sistemas, integra-se, nas máquinas, os processos que cooperam digitalmente com as ações humanas, através da Internet das Coisas.

A tendência é que as máquinas se aprimorem cada vez mais, no sentido de que elas poderão controlar integralmente os processos de funcionamento.

Com a velocidade e aprimoramento operacional que estão alcançando, a tendência a aumentar o lucro das indústrias é grande.

Dessa forma, não será necessário contratar tantos funcionários e, consequentemente, não pagar pelos seus benefícios empregatícios, como Imposto de Renda, planos de saúde, vale-transporte e alimentação, entre outros.

Isso pode auxiliar na diminuição dos gastos e aumentar a quantidade de produção, visando a rentabilidade.

Também, muitas vezes, será possível gastar com menos com os ativos imobilizados, pois, com essa automatização, menos máquinas realizarão muitos processos diferentes.

Outra vantagem é o fato de que o mercado financeiro também se beneficia com a Quarta Revolução Industrial, pois uma quantidade maior de dados pode ser processada em menor tempo. 

Além disso, este setor financeiro pode se proteger mais contra fraudes e comparar com maior rapidez os preços de ativos em geral, por exemplo.

Investidores, especialmente aqueles de perfil moderado ou agressivo, que administram uma carteira de investimentos em Renda Variável e renda fixa, poderão fazê-lo mais rapidamente e obter um controle maior.

Desvantagens de Quarta Revolução Industrial

Embora a Quarta Revolução Industrial esteja desenvolvendo muitas indústrias, em relação ao lucro, velocidade, quantidade de produção, há algumas desvantagens também, como, por exemplo:

  • Desemprego;
  • Dificuldade de adaptação.

Com a produção de máquinas cada vez mais automatizadas, há uma previsão de que cerca de cinco milhões de funcionários de indústrias fiquem desempregados nos próximos anos.

Em um futuro próximo, a tendência é que esses antigos formatos de empregos percam o lugar para as máquinas, além de, possivelmente, gerarem outros empregos que ainda não existem.

Esses futuros empregos, provavelmente, vão ser destinados a uma pequena parcela da população, que pode se especializar mais nessas novas tecnologias.

Mas, ainda, estamos em um mundo onde a desigualdade social e econômica é muito grande e, possivelmente, as pessoas, que eram a força de trabalho das indústrias, ficarão desempregadas.

Também, esse desenvolvimento tecnológico da Quarta Revolução Industrial está ocorrendo intensamente nos países asiáticos, principalmente, o que já gera uma irregularidade de distribuição da tecnologia no restante do mundo.

Assim, a adaptabilidade das pessoas em relação às novas tecnologias surgidas da Quarta Revolução Industrial não será equilibrada, e muitos podem já estar sofrendo os efeitos disto.