O que é Pequeno negócio

O pequeno negócio é um tipo de empreendimento que gera um faturamento bruto anual que varia de R$360 mil até R$4,8 milhões.

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Segundo a legislação brasileira, o pequeno negócio também pode ser definido de acordo com seu número de funcionários: de 20 até 99 para setores como indústria, e de 10 até 49 para setores de comércio e serviços.

Além disso, pode-se classificar o porte da empresa pelo tamanho do mercado e patrimônio líquido. 

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Porque identificar o porte do negócio

A importância em saber em qual categoria de empreendimento a empresa se enquadra está ligada ao tipo de tributação e burocracias envolvidas, e é essencial atualizar esses dados caso haja alteração no número de funcionários ou no faturamento.

A regularização do pequeno negócio é essencial, e deve ser feita através da criação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), ou através de outros registros oficiais. 

A declaração anual do imposto de renda também é importante para manter a legalidade do negócio.

Os incentivos para o pequeno negócio

Apesar da crença de que empreender no Brasil é complexo, existem leis e artifícios que incentivam o empreendimento, em especial o pequeno negócio, importante para a criação de empregos, inclusão social e para o impulsionamento da economia como um todo. 

Com a Lei Geral de Micro e Pequena Empresa de 2006 é menos burocrático realizar processos de abertura e administração de pequenas empresas. A lei complementar 123/2006 ainda garante a participação do pequeno negócio no programa tributário Simples Nacional.

Através do pagamento mensal do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) é possível que o pequeno empreendedor acesse benefícios da Previdência Social, redução da carga tributária em até 40%, tributos unificados e redução de custos.

A solicitação do microcrédito pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) é comum entre pequenas e médias empresas, e pode ajudar a alavancar o empreendimento, uma vez que cobra juros mais baratos que os oferecidos no mercado.

Em 2020, o Governo anunciou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que garante empréstimos de quase R$16 bilhões para pequenas empresas como forma de superar a crise econômica trazida pela pandemia.

Desafios do pequeno negócio

Os desafios do pequeno negócio envolvem a incerteza na geração de lucro no início do empreendimento. Por isso, é importante manter a contabilidade organizada e saber do funcionamento do fluxo de caixa.

Conseguir separar as finanças pessoais das finanças do pequeno negócio é essencial para maior controle das transações. O ideal é que as contas bancárias sejam separadas para que haja uma distinção entre pessoa física e pessoa jurídica. 

O planejamento financeiro do pequeno negócio é de extrema relevância, mas é preciso também estar atento ao planejamento financeiro pessoal e à sua independência financeira

O pequeno negócio deve se atentar também à concorrência dentro do setor que está inserido e garantir que o negócio ofereça uma experiência única ao consumidor.

O pequeno negócio e a crise do coronavírus

No cenário de crise econômica do coronavírus, mais desafios colocam o pequeno negócio à prova. Alguns setores foram mais afetados, como turismo, eventos e fotografia. Outros, entretanto, apresentaram crescimento.

A alternativa é se adaptar. Dados da BigData Corp coletados entre 2019 e 2020 mostraram que durante a pandemia houve crescimento do e-commerce, sendo que quase metade do comércio online iniciado no ano de 2020 é relativo aos pequenos negócios.

O momento de levar o pequeno negócio do local para o online é agora. Deve-se, antes, garantir que existe possibilidade financeira para essa transformação.

Se existir, é hora de investir em um bom site, em logística para entregas, em propaganda, e depois se debruçar nas redes sociais para melhorar o alcance do consumidor.