O que é Lacuna de Empatia

Lacuna de Empatia é um viés comportamental que afeta a capacidade do ser humano de interpretar os acontecimentos e tomar decisões dependendo do estado emocional em que se encontra. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse viés faz com que as pessoas tenham dificuldade de se colocar no lugar do outro, mesmo que esse outro seja a própria pessoa no futuro, de acordo com as emoções do momento. Isso o impede de tomar decisões de forma racional. 

Ao subestimar a influência do próprio estado mental e emocional no momento de agir, a Lacuna de Empatia pode gerar muitos arrependimentos relacionados às escolhas feitas no calor da emoção. 

Lacuna de Empatia Quente-Frio

O termo original, “hot-cold empathy gaps” (lacunas de empatia quente-frio), cunhado pelo professor estadunidense de Economia e Psicologia, George Loewenstein, considera que o estado de empolgação do ser humano varia no tempo

Por exemplo: quando a pessoa está calma e confortável, é difícil para ela imaginar qual será a sua reação em um momento estressante, e vice-versa. Dessa forma, o sujeito toma decisões de acordo com as suas emoções no momento presente. 

As expressões “quente” e “frio” se referem a esses dois pólos de intensidade das emoções, sendo o quente mais intenso dentre os dois. 

No primeiro deles, estado quente, a pessoa está sob influência de fatores viscerais, podendo ser empolgação, nervosismo ou qualquer outra emoção forte – seja ela positiva ou negativa. 

Ao se encontrarem nesse estado, as pessoas subestimam a influência que o contexto pode exercer sobre as suas decisões e acabam agindo por impulso, pensando somente no objetivo a curto (ou curtíssimo) prazo. 

Por outro lado, no estado frio, quando o sujeito não está tomado por fortes emoções, ele ignora a possibilidade de um dia voltar ao estado quente e não se prepara o suficiente para qualquer adversidade que possa encontrar. 

Lacuna de Empatia e Investimentos

Como já dito, estando no estado quente ou frio, é difícil imaginar o nosso próprio comportamento em uma situação futura. Enquanto investidores, a Lacuna de Empatia age da mesma forma. 

Assim, esse viés comportamental é muito importante quando se trata de tomadas de decisões em investimentos, porque, dependendo das emoções do momento, o investidor pode tomar decisões muito precipitadas e não saber a melhor forma de investir seu dinheiro

Isso, por exemplo, pode ocorrer quando o investidor está no estado frio, sem a presença das emoções, e decide estabelecer um limite aceitável de ganho e perda para as oscilações de um investimento. 

Essa pessoa não está considerando que, em um futuro próximo, ela possa ser influenciada por fatores viscerais. 

Consequentemente, quando entra no estado quente, o investidor pode entrar em pânico diante de uma perda inferior à porcentagem fixada anteriormente e, por impulsividade, decide liquidar todo o investimento. 

Como evitar a Lacuna de Empatia

Dado que as emoções possuem diversos efeitos sobre as pessoas e podem prejudicar negócios, empresas e investimentos, é importante evitar a Lacuna de Empatia. Algumas dicas são:

  • Programar operações para acontecerem automaticamente, com o intuito de garantir que a operação siga as orientações preestabelecidas;
  • Aproveitar os momentos de estado frio para fazer um planejamento financeiro e evitar que o estado quente seja despertado no momento das decisões;
  • Estabelecer uma periodicidade mínima para acompanhar o investimento, tentando impedir os estresses das oscilações diárias;
  • Evitar a autossabotagem e, antes de tomar uma decisão, refletir se ela é fruto de uma análise racional do investimento;
  • Evitar tomar qualquer atitude financeira em momentos de fortes emoções e, se possível, adiar a tomada de decisão. 

Além dessas orientações, saber da existência da Lacuna de Empatia e o impacto que esse viés cognitivo-comportamental possui nos investimentos e em diversos âmbitos da vida, já ajudará a entender que as emoções podem prejudicar o julgamento. 

Dessa forma, ter autoconhecimento e compreender o estado emocional no qual a própria pessoa se encontra será útil para que ela consiga tomar decisões de forma lógica e racional.