O Bank of America (BofA) melhorou as previsões de déficit primário e dívida bruta do Brasil para 2021, citando um início melhor para as contas fiscais neste ano depois de surpresas positivas nos dados do fim do ano passado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O BofA espera agora que o déficit primário fique em 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, contra estimativa anterior de 3,9%.

O déficit primário é o resultado das receitas menos despesas, excluindo pagamento de juros da dívida.

A dívida bruta em relação ao PIB ficará em 88,9%, abaixo dos 93,5% esperados antes.

O pico da dívida bruta/PIB será menor que o calculado anteriormente pelo banco, saindo de 100%, cenário previsto em novembro passado, para 96%.

A estabilização começará entre 2027 e 2028.

A medida dívida bruta/PIB é vista como um indicador de solvência de um país e, por isso, é acompanhada de perto por agências de classificação de risco.

"Em todos os nossos cenários, assumimos a mesma dinâmica de gastos de longo prazo: o crescimento das despesas respeitará o teto de gastos apenas até 2022, e seguirá daí em diante um crescimento contido sob o pressuposto de que alguma consolidação fiscal (como uma reforma administrativa para enfrentar a segunda maior despesa do governo) continuará nos próximos anos", disseram David Beker e Ana Madeira, que assinam o relatório.

Mas eles ainda avaliam que o cumprimento do teto de gastos após 2022 segue como um "desafio significativo".

A avaliação cita o gasto obrigatório do governo acima de 90% das receitas, a ausência do estado de calamidade pública, pressões por mais despesas no contexto da segunda onda de Covid-19 e a perspectiva de juros mais altos.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters