O que é Co-Company?

De livre tradução, o co-company refere-se nada mais nada menos que ao termo empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Trata-se, assim, de uma associação de um grupo de pessoas e profissionais, que agem com a finalidade de dar impulso e promover crescimento de um projeto, negócio ou produto.

Além disso, é estruturada de forma que atue em vários ramos como o público e privado, podendo ser tanto um negócio comercial quanto industrial.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

No mais, deve ser disposta também de forma que respeite, dentro de sua localidade e área de atuação, as exigências legais atribuídas pela jurisdição vigente, de modo que mantenha suas responsabilidades.

Tipos de Co-Company

Como dito acima, há possibilidade dessas organizações serem do campo privado e também do campo público.

Ainda dentro desses campos existem subdivisões, no entanto vale destacar que cada categoria das que serão citadas apresentam suas características e especificidades.

Por exemplo, quanto a associações públicas, essas podem ser divididas em:

  • Empresas Públicas;
  • Sociedades de Economia Mista.

Já no caso das associações privadas, essas são divididas em:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Sociedade Empresária Limitada (Ltda);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli);
  • Empresa Individual;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima.

Características de uma Co-Company

Quanto às características de cada uma, a Empresa Pública refere-se a uma companhia no qual é totalmente coordenada pelo poder público, sendo de atuação em serviços voltados para esfera pública.

Além disso, essa é uma categoria que pode optar pelo uso de capital particular, capital público, ou também uma mescla dos dois.

No caso das Sociedades de Economia Mista, como o nome já diz, é um tipo que apresenta uma junção de capital e ações tanto do Estado quanto do setor privado.

As associações do setor privado apresentam as seis subdivisões citadas. O Microempreendedor Individual (MEI) refere-se a um microempreendedor independente, que passa a ter sua regularização no mercado de trabalho.

A Sociedade Empresária Limitada (Ltda) é um tipo de empresa mais comum no Brasil, e tem como característica que a responsabilidade do afiliado é compatível com o valor de seus bens investidos.

No entanto, caso tenha necessidade de restabelecer o capital social, é de dever de todos os associados tratar tal questão.

No caso da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), essa é aberta por um único sócio (proprietário), devendo apresentar um capital de cem salários mínimos.

Além disso, em caso de dívidas, o proprietário não responde usando seus bens.

A Empresa Individual apresenta muitos aspectos parecidos com a Eireli, no entanto não é necessário um mínimo de capital exigido, e na questão das dívidas são incluídos os bens da pessoa.

A Sociedade Simples não é caracterizada como uma associação empresarial, pois essas têm a função de prestar serviços de natureza técnica, necessitando de qualidades intelectuais.

Assim, os principais exemplos de quem pratica essas atividades são advogados, médicos, engenheiros, entre outros.

E por último, existe a Sociedade Anônima (SA), no qual apresenta os chamados acionistas, apresentando seu capital dividido em ações. Dessa forma, cada acionista responde pelo seu capital investido.

Vantagens e Desvantagens

Analisando primeiramente as vantagens, percebe-se que dar início a empreitada de abrir uma empresa pode trazer aos proprietários um aumento do lucro e dos rendimentos.

Também traz aos envolvidos maiores possibilidades de liberdade, versatilidade, e possibilidade de crescimento, ajudando assim no desenvolvimento econômico dos dois setores, público e privado.

No entanto, também há desvantagens, e principalmente envolvidas no caso do esforço necessário para dar início, alcançar sucesso, e manter a empresa.

Não se isentam também das responsabilidades legais, financeiras, jurídicas e quantos aos funcionários envolvidos, devendo dar suporte e melhores condições de trabalho.

Portanto, é necessário um ótimo planejamento e conhecimento, investindo assim numa melhor modalidade empresarial que possa gerar benefícios em geral.