O que é um Chief Marketing Officer (CMO)?

O Chief Marketing Officer (CMO) é o responsável por dirigir um setor estratégico dentro de determinada empresa. Este profissional é o responsável direto sobre as ações de marketing da organização.

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O CMO integra o C-Level (C-Suite), ou seja, faz parte do grupo de executivos dentro de uma empresa, assim como o CEO, CFO, CIO, COO, CTO, CPO, CHRO, CLO, etc.

Usualmente este profissional possui formação em Marketing, seja ela bacharelado ou tecnológico.

Para chegar a posição de CMO, um bom planejamento de carreira deve ser executado, pois o CMO é cargo majoritário dentro desta categoria.

Habilidades como: comunicação, engajamento, visão estratégica do negócio, leadership, são essenciais para alcançar este cargo dentro de uma grande companhia.

O trabalho de um CMO agrega valor de modo geral, assim como os parceiros de negócios, colaboradores e clientes são afetados por um bom trabalho do Chief Marketing Officer

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Quais suas funções e responsabilidades?

Por ser um cargo extremamente importante e estratégico, um Chief Marketing Officer exerce inúmeras funções relevantes dentro de uma empresa.

Considerando que no século XXI o desenvolvimento tecnológico já alcançou patamares nunca antes vistos, oferecendo a muitas pessoas uma interligação através da rede mundial de computadores.

Muitas empresas têm utilizado as mídias sociais para expandir os seus negócios. Nesse sentido, uma boa estratégia de Marketing torna-se primordial para alcançar os resultados almejados.

No que concerne à venda de produtos, a publicidade via internet através da utilização de dados e algoritmos têm superado com louvor qualquer outro tipo de abordagem.

É neste cenário que a presença de um competente CMO faz diferença.

A função primária é desenvolver um ambiente propício à criatividade, pautado em uma liderança sólida, enérgica e focada. Elaborar um bom business plan é trabalho para o CMO.

Facilitar o desenvolvimento de um produto, aumentar as vendas, promover o reconhecimento de uma marca, estão são algumas das muitas tarefas de um CMO.

Analisar o mercado a qual está inserido, conhecer os anseios dos clientes em relação a determinado produto, são funções elementares para o regular e satisfatório exercício de um CMO.

O CMO deve estar preparado para cenários desafiadores, deve estar atento sobre todo e qualquer produto de diferentes departamentos dentro de uma empresa.

Por ser essencial à estratégia da companhia, um Chief Marketing Officer deve estar alinhado com os departamentos de relações públicas, finanças, departamento jurídico, recursos humanos, dentre outros.

Sabe-se que uma boa estratégia de marketing pode alavancar um produto e até uma empresa.

Responsabilidades de um CMO

  • Ouvir as tendências do mercado e direcionar esforços;
  • Estar conectado a outros departamentos;
  • Desenvolver um plano de Marketing viável;   
  • Planejar e organizar as operações de Marketing;
  • Gerenciar pessoas e projetos;
  • Ser um líder com voz ativa;
  • Projetar campanhas em todos os canais de comunicação.

Portanto, uma vez que bem desempenhado, o trabalho de um Chief Marketing Officer pode ser a diferença entre sucesso e fracasso. 

Áreas de atuação de um CMO

Por quase sempre estar inserido em grandes mercados, o leque de atuação deste profissional vai depender do ramo no qual está inserido.

No Brasil, empresas do ramo de tecnologia, hotéis, escritórios administrativos, agências de publicidade, entre outras, costumam ter um Chief Marketing Officer em sua equipe.

Podemos mencionar alguns ramos em que o profissional de Marketing pode atuar: 

  • Marketing Esportivo;
  • Marketing Estratégico;
  • Marketing Operacional;
  • Marketing Político;
  • Marketing Social;
  • Neuromarketing;
  • Endomarketing;
  • Marketing Antropológico;
  • Marketing Cultural;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing Digital.

Por se tratar de um grande leque de atuação, as perspectivas são positivas, sobretudo no que tange ao Marketing Digital, setor em exponencial expansão.

Vale ressaltar que os salários dos CMOs podem variar muito de acordo com a empresa em que ele trabalha. O valor gira em torno de R$ 10.000 até R$ 50.000.