O que é Ceteris Paribus?

Ceteris Paribus são duas palavras que vem do latim e tem dentro da economia o significado de: “todo o mais constante”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ou seja, o Ceteris Paribus é utilizado na hora de trabalhar valores constantes e variáveis. Onde as constantes podem ser utilizadas para conseguir determinar a variável.

Ou você pode utilizar de variáveis constantes para conseguir determinar valores variáveis. A ideia é basicamente a seguinte:

Ao construir uma carteira de investimento com três ativos:

O gestor possui três variáveis. Ao identificar que a carteira está gerando um desempenho ruim, a avaliação recairá sobre os produtos de renda variável, uma vez que o Tesouro Selic, a princípio, possui um rendimento padrão.

Assim, a variável constante é o Tesouro Selic enquanto as duas variáveis são os produtos de renda variável, as ações e os fundos imobiliários.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Ceteris Paribus na Prática

Não é sobre os investimentos que o Ceteris Paribus pode ser aplicado. Em situações corriqueiras do dia a dia ou em tomadas de decisão do mercado financeiro, o Ceteris Paribus está presente.

Por exemplo: uma lanchonete que entrega sanduíche pode avaliar os itens que vão a seu produto e definir a retirada de algum dos ingredientes para conseguir aumentar a margem.

Ou seja, se existem cinco itens dentro do sanduíche, com a retirada de um, haverá quatro variáveis constantes.

No final, o resultado será um custo menor, além de mais rapidez na fabricação e entrega. Por outro lado, se o preço também for considerado com uma constante, as vendas provavelmente serão variáveis.

Não dá para saber se o público continuará comprando um sanduíche com menos itens e o mesmo preço não é mesmo?

Já na economia aplicada, o Ceteris Paribus é aplicado na política de juros. O é influenciado diretamente pelas decisões do Banco Central.

O Banco Central, por sua vez, toma a decisão olhando a inflação. Desse modo nós temos uma série de variáveis e algumas constantes.

Quando a inflação sobe, a taxa de juro é o item que se torna a variável alvo. Será que o BC vai subir a taxa, ou não?

A decisão quando tomada influência em diversas coisas, sendo que uma delas são o consumo e captação de crédito. Esses dois itens se tornam variáveis.

Benefícios do Ceteris Paribus

Analisar as anuências de variáveis é algo importante para a economia, os investimentos e a vida em si.

Existem diversas situações onde poderia ser aplicado o Ceteris Paribus, porém, os resultados ou não são exatos. Por mais que você alcance um resultado, o mesmo nem sempre é exato.

Não é porque a inflação está alta que o aumento da taxa de juro vai realmente reduzir o consumo e captação de crédito.

Ou trocar os seus investimentos em renda variável por produtos de renda fixa não vai deixar a sua carteira mais segura.

O Ceteris Paribus pode não ser exato, mas tem seus benefícios, principalmente no que tange a análise sobre as variáveis que compõem um cenário.

Quando você consegue isolar as variáveis e reconhecer as constantes dentro do cenário, o resultado pode ser benéfico para a pessoa.

Aplicando o Ceteris Paribus, você poderá tomar suas decisões. Desde decisões que envolvem seu negócio ou emprego e até os seus investimentos.

Reconhecer os impactos que alterações em variáveis podem exercer sobre o seu negócio ou sobre um país, são importantes para um plano estratégico.