O que é austericídio

Austericídio é o resultado de uma política de austeridade, ou seja, um conjunto de medidas políticas e econômicas relacionadas ao controle e à redução das despesas públicas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O austericídio ocorre em momentos de profunda crise econômica, onde um país em endividamento enfrenta sérias dificuldades para recuperar a sua economia, enquanto as suas despesas superam o volume de arrecadações.

Por muitas vezes defendida por alguns economistas e considerada até mesmo a única saída em determinadas situações, a política de austeridade levanta discussões a respeito dos seus efeitos negativos para a população.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o austericídio

Conforme mencionamos anteriormente, o austericídio tem como base as políticas de austeridade, implementadas pelas autoridades competentes em cenários de extrema dificuldade econômica.

Apesar de necessário em alguns cenários de difícil contorno, o austericídio recebe esse nome devido a sua severidade e impacto negativo sobre a qualidade de vida da população.

A depender da estratégia de austeridade a ser adotada e do grau de dificuldade econômica enfrentada por uma nação, diversas medidas negativas sob o ponto de vista da população podem ser adotadas, dentre elas:

Aumento dos impostos e da carga tributária sobre empresas e cidadãos: O aumento de arrecadação é uma das fontes mais utilizadas para recuperar o caixa do poder público em momentos de crise e austeridade.

No entanto, um aumento de impostos costuma não ser bem aceito pela população e também pelas empresas, uma vez que ambos são prejudicados, neste caso.

Vale destacar, que uma carga tributária excessiva, pode causar desemprego, fome, fechamento de empresas, dentre outros prejuízos.

Corte de despesas e investimentos: Outra medida comumente adotada em um austericídio é a redução de despesas e investimentos. 

A conta é simples, de um lado as despesas, de outro as receitas, sendo que a segunda deve se sobressair sob a primeira.

Para o equilíbrio dessa equação, temos duas possibilidades, o aumento de receitas ou a redução de despesas.

Quando aplicada a redução de despesas em um austericídio, o governo pode determinar desde o corte de obras e investimentos, até o corte de despesas não consideradas essenciais ou de primeira necessidade.

O grande problema, é que com isso, o governo acaba deixando de injetar dinheiro na economia, que por sua vez passa a girar em um compasso de lentidão.

Corte de benefícios sociais: Por fim, existe também a possibilidade de redução na concessão de benefícios sociais. 

Apesar de extrema e antipopulista, essa é uma das medidas que podem ser adotadas em um austericídio.

Vale destacar, que a depender do nível de ajuste econômico as medidas acima podem ser utilizadas de forma isolada ou até mesmo em conjunto.

A política de austeridade e o austericídio

Apesar dos seus efeitos negativos, as políticas de austericídio costumam ser vistas com bons olhos pelo governo, pelos seus integrantes e principalmente pelos investidores.

Por mais que todos saibam que esse tipo de política é danosa para boa parcela, se não para a toda a população, os economistas e investidores entendem que o austericídio, é na verdade um remédio amargo, mas necessário.

A boa notícia, é que apesar de doloroso, principalmente para as camadas mais pobres da população, o austericídio não pode durar para sempre, sendo portanto uma política temporária.

Quando bem planejado e implementado, o austericídio é capaz de contribuir significativamente para o desempenho da economia e também para o equilíbrio das contas públicas, atraindo novos investidores e empresas.

Com mais dinheiro entrando no país, o governo consegue equacionar as suas contas, restabelecer os níveis de tributação e voltar a fazer investimentos.

Tudo isso, faz com que mais dinheiro volte a circular, estimulando a economia, a renda e a geração de empregos, fatores que em conjunto, costumam contribuir significativamente para o crescimento de uma nação.