O que é American Way of Life

American Way of Life significa, em uma tradução literal para o português, Estilo de Vida Americano. Essa expressão refere-se a um modelo de comportamento consumista que surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este estilo de vida ganhou força total durante a Guerra Fria, para expressar um estilo de vida mais liberalista e consequentemente uma padronização social dos indivíduos.

A felicidade obtida por meio de bens materiais, surgiu como uma válvula de escape durante o período em que as pessoas estavam se recuperando da guerra.

Atualmente, o American Way of Life é um comportamento social que está muito presente nos Estados Unidos e algumas outras potências mundiais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Origem do American Way of Life

Durante os anos 20, após a Primeira Guerra Mundial, surgiu um grande desastre econômico nos Estados Unidos, que foi a quebra da Bolsa de Valores de New York.

Devido à Grande Depressão de 1929, muitas pessoas acabaram perdendo o emprego, empresas vieram a falir e consequentemente a taxa de suicídio e desemprego aumentou.

Sendo assim, a economia estadunidense precisava se reerguer novamente, para isso o então presidente vigente Franklin Roosevelt lançou o programa New Deal.

O programa tinha por objetivo criar novos postos de trabalho, facilitar os empréstimos para as empresas e controlar melhor os preços dos produtos existentes no mercado.

O resultado do programa de Roosevelt acabou sendo extremamente positivo, sendo assim, logo após o fim da 2ª Guerra, surgiu o American Way of Life.

Durante esse período, os norte-americanos vendiam a ideia a um estilo de vida baseado em aproveitar as inovações tecnológicas e adquirir cada vez mais bens materiais, para ter uma vida próspera.

Características do American Way of Life

A ideia de uma vida feliz e próspera baseada basicamente em comprar bens de consumo, se tornou o alvo da sociedade norte-americana pós-guerra, pois os membros da sociedade buscavam meios para se recuperar emocionalmente.

O American Way of Life, possui algumas características que valem ser ressaltadas, as quais são:

  • A televisão se torna fundamental para esse estilo de vida, refletindo por meio de propagandas e programas de TV, uma fórmula para a felicidade;
  • Os automóveis tornam-se cada vez mais cobiçados pelos membros da sociedade, pois, o American Way of Life vende a ideia que o indivíduo precisa de um para ser feliz;
  • A ideia da felicidade ser obtida através do consumo torna-se o eixo central do American Way of Life, sendo assim, os membros da sociedade passam a consumir cada vez mais;
  • Devido à grande fabricação em massa, os indivíduos conseguem ter mais facilidade de crédito, aproveitando dessa forma bens em sua maioria supérfluos;
  • O American Way of Life é um estilo de vida que surgiu por conta da superioridade tecnológica estadunidense que foi obtida por conta dos conflitos durante a Segunda Guerra Mundial.

Esses são alguns pontos que valem ser lembrados sobre o American Way of Life, um estilo de vida que ainda hoje persiste em grandes potências mundiais.

American Way of Life fora dos EUA

O Brasil é um país que aceitou o novo estilo de vida norte-americano. Tudo começou quando o então presidente Getúlio Vargas facilitou o método de importação de produtos estadunidenses.

Sendo assim, vários produtos, como: utensílios domésticos, alimentícios, automóveis, entre outros, passaram a ser consumidos para os brasileiros manterem-se de acordo com o padrão exigido pelo estilo de vida.

Considerando o que foi dito, boa parcela da população naquele período não tinha acesso aos produtos, e muitas pessoas acabaram por ficar endividadas.

A cultura estadunidense naquele período possuía forte presença em nosso país, apesar disso, alguns artistas brasileiros também conseguiram brilhar no exterior, como Carmem Miranda.