Charlie Munger afirmou certa vez que “o dinheiro não está na compra e na venda, mas na espera”, enfatizando a importância da paciência e do pensamento de longo prazo para um investimento bem-sucedido.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A declaração de sócio comercial de Warren Buffett e vice-presidente da Berkshire Hathaway (BERK34) deixa claro que, quando se trata de investir, ajustes contínuos e negociações frequentes nem sempre são benéficos. 

Em vez disso, uma estratégia bem pensada, aliada à paciência, muitas vezes produz os melhores resultados.

O tempo é um fator poderoso no crescimento dos investimentos. À medida que os investimentos começam a produzir retornos, esses retornos podem ser reinvestidos, levando a um crescimento exponencial ao longo do tempo. 

Este conceito não é apenas matemático, ele requer disciplina, controle emocional e paciência. 

Altos retornos não exigem grande esforço, mas conhecimento de alguns pontos chaves:

Investir vs negociar

Munger faz uma distinção entre investir e negociar. Apesar dos dois movimentos envolverem a busca por lucro, eles possuem diferenças e perseguem esse objetivo de maneiras diferentes. 

A negociação envolve compras e vendas frequentes de ativos no curto prazo, na tentativa de lucrar com movimentos de preços de curta duração.

Por outro lado, investir envolve comprar ativos de qualidade e mantê-los por um período prolongado para beneficiar do seu crescimento a longo prazo.

Enquanto o investidor busca montar uma carteira de ativos, diversificar seu capital e ter uma lucratividade no longo prazo com menos riscos, o negociador ou apostador, busca por dinheiro rápido com as oscilações dos preços.

Crescimento composto

O investimento bem-sucedido geralmente depende do poder dos juros compostos.

Ao permanecer investido em ativos de qualidade a longo prazo, os retornos gerados ao longo do tempo podem ser reinvestidos e gerar retornos adicionais sobre o investimento inicial. 

O reinvestimento dos dividendos pode levar a uma acumulação substancial de riqueza.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Tempo no mercado

Investir no longo prazo refere-se à disposição de manter os investimentos por um período prolongado, mesmo durante a volatilidade do mercado ou flutuações de curto prazo. 

Pode-se ganhar muito dinheiro sendo paciente e dando aos seus investimentos tempo suficiente para aumentar e valorizar ao longo dos anos.

Evitar decisões impulsivas

Esperar implica evitar decisões impulsivas motivadas por movimentos ou emoções de curto prazo do mercado. 

Investidores pacientes e disciplinados são menos propensos a tomar decisões precipitadas com base no medo ou na excitação, o que muitas vezes pode levar a erros caros.

Se você tem dificuldades em controlar suas emoções ao investir, o consultor de investimentos pode ajudar com os vieses comportamentais.

"Muitas pessoas com QI alto são péssimos investidores porque têm temperamentos terríveis. E é por isso que dizemos que ter um certo tipo de temperamento é mais importante que o cérebro. 

Você precisa manter a emoção irracional sob controle. Você precisa de paciência e disciplina e capacidade de suportar perdas e adversidades sem enlouquecer. Você precisa ter a habilidade de não ficar louco com o sucesso extremo." -Charlie Munger

Altos retornos não exigem grande esforço

A visão do investidor de 99 anos também aborda um aspecto fundamental da natureza humana: a crença de que retornos elevados exigem grandes esforços. 

A sociedade muitas vezes ensina que realizações significativas exigem trabalho árduo, o que pode ser verdade em muitos contextos, desde carreiras até relacionamentos pessoais. 

No entanto, quando se trata de investir, comprar e vender frequentemente nem sempre são benéficos. 

Em vez disso, uma estratégia bem pensada, aliada à paciência, muitas vezes produz os melhores resultados.

É claro que não podemos investir e esquecer completamente de acompanhar os resultados, afinal, o rebalanceamento da carteira precisa acontecer.

No entanto, os índices do mercado mostram que, se você tiver uma carteira bem alocada, com ativos de qualidade, os ganhos mais significativos chegam àqueles que guardam as peças por longos períodos, permitindo que o seu valor amadureça ao longo do tempo. 

A paciência compensa

No geral, a citação de Charlie Munger destaca o valor da paciência e da disciplina no investimento, incentivando os investidores a se concentrarem nos fundamentos e a permanecerem firmes nas suas estratégias, apesar das flutuações do mercado a curto prazo. 

Ao fazer isso, os investidores podem aumentar as suas chances de alcançar um sucesso financeiro significativo a longo prazo com menos riscos.

Para isso, é fundamental escolher bons ativos e montar uma carteira diversificada, com uma alocação ideal para seu perfil e objetivos.

Depois disso, é preciso ter a capacidade de sentar e esperar que estes ganhos se concretizem, rebalanceando a carteira ao longo do tempo para que siga dentro da estratégia planejada.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.