Montar uma carteira para todos os climas é fundamental para obter bons resultados independentemente das mudanças nas condições do mercado. É isso que Ray Dalio faz no seu portfólio conhecido como "All Weather".

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os altos e baixos do mercado podem assustar muitos investidores. Se não tem como evitar a volatilidade do mercado de ações, há uma maneira de atenuar os movimentos e ganhar em todos os cenários.

Essa é a ideia por trás do portfólio de Ray Dalio.

O All Weather Portfólio, ou carteira para todos os climas, recebe esse nome porque é capaz de “resistir” a qualquer tempestade. 

A abordagem de investimento do fundador da Bridgewater Associates, o maior fundo de hedge do mundo, emprega a diversificação de classe de ativos com base em padrões sazonais para conter a volatilidade e quedas.

É um portfólio para guardar por toda a vida que permite passar por todas as “estações” econômicas e prosperar nos bons e nos maus momentos.

Conheça o que é o All Weather Portfolio e como montar uma carteira para todos os climas seguindo a estratégia de Ray Dalio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O que é o All Weather Portfolio de Ray Dalio?

O All Weather Portfolio é uma carteira de investimentos projetada para sobreviver a todos os ambientes econômicos.

A estratégia foi desenvolvida em 1996 pelo investidor bilionário Ray Dalio para responder a seguinte pergunta:

“Que tipo de investimento você faria para performar bem em todos os ambientes econômicos?”

A resposta:

“Um portfólio global e balanceado, estruturado para ser indiferente às mudanças nas condições econômicas.”

Usando diferentes tipos de ativos que apresentam desempenho distintos durante essas “estações” do mercado, surgiu o conceito de um portfólio para todos os climas.

Como funciona o portfólio para todos os climas

A diversificação da carteira é considerada um método de redução do risco e da volatilidade. O portfólio All Weather, utiliza muito bem disso ao dividir a carreira entre vários ativos e mercados.

Por mais que a Bridgewater esteja constantemente observando o mercado e a economia, o próprio Dalio admite que não pode prever o futuro. Por isso, considera a diversificação o "Santo Graal dos investimentos".

Seu benefício se refere à não correlação inerente dos ativos e se torna ainda mais atraente durante os períodos de turbulência do mercado, principalmente para investidores com baixa tolerância ao risco e/ou principalmente preocupados com a preservação do capital.

A Carteira All Weather é uma estratégia que oferece o que a Bridgewater acredita ser a melhor relação de retorno por unidade de risco através de uma alocação long-only e fundamentalista de ativos globais.

Esta é balanceada de maneira equânime para cenários diversos de crescimento econômico e inflação.

Dalio propõe que as quatro coisas a seguir afetam o valor do ativo:

  1. Inflação;
  2. Deflação;
  3. Crescimento econômico crescente;
  4. Crescimento econômico em declínio.

Com base nisso, ele espera que possamos ver 4 “estações” da economia:

  1. Inflação acima do esperado;
  2. Inflação abaixo do esperado;
  3. Crescimento econômico acima do esperado;
  4. Crescimento econômico abaixo do esperado.

Para explicar sua ideia, Dalio criou uma matriz que usa os quatro ambientes econômicos relacionando crescimento e inflação.

matriz de todos os climas
Matriz dos quatro momentos econômicos propostos por Ray Dalio.

Usando essas informações, é possível preencher a matriz com os ativos que apresentam melhor desempenho em cada período.

todas as matrizes meteorológicas com sugestões
Exemplo de ativos que se saem melhor em cada cenário.

Por exemplo, durante os preços em alta, o ouro e as commodities têm um bom desempenho e devem sustentar a carteira para inflação.

Durante a queda dos preços, os títulos têm melhor desempenho. 

Já durante a alta, as ações de crescimento são as melhores e, durante a queda, os títulos de crescimento ajudarão os investidores quando a bolsa estiver sofrendo.

A ideia central do All Weather Portfolio é que cada ativo do portfólio reagirá de forma diferente durante cada macroambiente, e as alocações do portfólio refletem essas mudanças e a capacidade de adaptação a elas.

Alocação de Ativos de Ray Dalio 

A alocação de ativos segundo o All Weather portfolio é feita pelo risco de maneira equânime em 4 cenários econômicos: surpresas positivas e negativas em relação ao crescimento econômico e inflação.

Desta forma, ele busca os ativos de melhor performance em cada um dos ambientes econômicos alocando, em um primeiro momento, 25% do risco em cada cenário e, conforme o tempo, se adaptando ao seu apetite ao risco.

Essa forma de alocação permite que o portfólio tenha exposição a todos os ambientes econômicos desenhados por Ray Dalio e, dessa forma, a carteira consiga navegar da melhor maneira possível em todos eles gerando retornos consistentes.

Isso é possível por meio da diversificação geográfica e por classe de ativos.

Em cada cenário, existem diferentes possibilidades. De forma geral, a alocação de ativos do All Weather Portfolio é assim:

  • 30% de ações dos EUA
  • 40% de títulos de longo prazo
  • 15% de títulos de médio prazo
  • 7,5% commodities, diversificada
  • 7,5% ouro
Carteira All Weather proposta por Ray Dalio.
Carteira All Weather proposta por Ray Dalio.

Apesar de parecer uma solução simples para uma carteira, a mágica consiste em fazer ajustes percentuais ao longo do tempo.

Em um dos mais recentes estudos, a estratégia de Ray Dalio se mostrou vencedora quando comparada a estratégias de 60 por cento em ações e 40 por cento em renda fixa, e 100 por cento em ações, nos períodos de 1970 a 2021.

Gráfico apresenta retorno histórico para o período de amostra completo.
Retorno histórico da carteira All Weather. Fonte: A review of Bridgewater Associates investment strategy: The all-weather portfolio - Lars Andreas Forsmo Simonsen and Markus Hermo.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como investir para todos os climas

Ter uma carteira segura para enfrentar todos os momentos do mercado e até ganhar com isso é o desejo de qualquer investidor.

Para isso, a estratégia de Ray Dalio se mostra uma opção para se sair bem em qualquer clima, seja de inflação, deflação, crescimento econômico acima ou abaixo do esperado.

O segredo para bons resultados é contar com excelentes ativos, que sejam descorrelacionados entre si e que sua alocação esteja de acordo com o proposto e ao seu perfil de investidor e objetivos.

Para fazer isso da melhor maneira, conte com ajuda de um profissional de confiança para ajudar nas decisões.

No GuiaInvest Wealth você tem ao seu lado profissionais experientes que te auxiliam na melhor alocação do seu patrimônio para que você obtenha o melhor em todos os momentos, com segurança e sem conflito de interesses.

Para falar com um consultor e descobrir se esse é o serviço certo para você, clique no link abaixo e faça parte de uma das melhores consultorias de investimentos do Brasil.

Para saber o que fazer com seus investimentos, responda 5 perguntas rápidas e receba meu aconselhamento gratuito.

Informe o DDD + 9 dígitos