As ações irão derrotar os títulos durante vários anos, e uma recessão iminente parece altamente improvável, diz um guru do Banco Central conhecido como o “cara do Fed”.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Acho que as ações vão esmagar totalmente os títulos este ano, e acho que essa será a tendência nos próximos anos”, disse Joseph Wang no último episódio do podcast “Forward Guidance”, informou o Business Insider.

Wang é o principal investidor da Monetary Macro, uma empresa de consultoria de investimentos, e autor de "Central Banking 101". 

O apelido “Fed Guy” vem do tempo em que trabalhou como operador sênior na mesa de mercados abertos do Fed de Nova York.

Para Wang, a escala histórica de gastos deficitários nos últimos anos criou uma perspectiva otimista para as ações. 

O governo dos EUA e de todo o mundo despejou trilhões de dólares na economia atingida pela pandemia através de cheques de estímulo às famílias, empréstimos e subsídios às empresas e outros programas de emergência.

“Estamos fazendo dinheiro com força total, e isso é tremendamente otimista para o mercado de ações e não é bom para o mercado de títulos”, disse Wang.

Inundar a economia com dinheiro tende a alimentar os gastos dos consumidores, aumentando os lucros das empresas e elevando os preços das suas ações. 

Geralmente também reforça o crescimento, estimulando os investidores a comprar ativos mais arriscados, como ações.

Uma combinação de procura alimentada por estímulos e oferta limitada pela pandemia ajudou a elevar a inflação para 9% em 2022, um pico em 40 anos, informa o Insider.

Isso levou o Federal Reserve a reagir aumentando as taxas de juro de quase zero para mais de 5% no ano seguinte. 

Taxas mais elevadas podem aliviar a pressão ascendente sobre os preços, desencorajando a despesa, o investimento e a contratação, mas também podem abrandar tanto a economia que esta entra em recessão.

Wang rejeitou os receios de uma recessão, dada a quantidade de dinheiro que circula pela economia e o fato de o desemprego permanecer perto de um mínimo histórico.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Se você está imprimindo US$ 2 trilhões em dinheiro por ano, não vejo como você chegará a uma recessão”, disse ele. "Parece que estou tomando pílulas malucas."

A inflação desacelerou para menos de 4% nos últimos meses, o que levou o Fed a sinalizar que as taxas provavelmente atingiram o pico e poderão cair nos próximos meses. 

Wang disse que espera pelo menos três cortes nas taxas este ano, mas vê a inflação permanecendo elevada em cerca de 3% nos próximos anos.

O antigo analista de crédito também sugeriu que, uma vez que as taxas de juros e de hipotecas caíssem, a procura reprimida por casas desencadearia um boom imobiliário.

Vários especialistas estão otimistas em relação às ações este ano, incluindo o “Mágico da Wharton” Jeremy Siegel e Tom Lee da Fundstrat. 

Por outro lado, veteranos do mercado como David Rosenberg e Gary Shilling esperam que uma queda do mercado e uma recessão aconteçam em breve, relatou o Business Insider.

Fonte: Business Insider

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.