Manter o dinheiro na conta-corrente ou em aplicações de baixíssimo rendimento e possuir crenças negativas sobre dinheiro são alguns hábitos financeiros que te impedem de aumentar sua riqueza.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Infelizmente, ainda temos enraizado na nossa cultura que dinheiro é ruim ou que podemos depender do INSS para uma aposentadoria tranquila.

Manter uma mentalidade de dinheiro pobre é o que te mantém preso, te faz pensar que a riqueza é fruto da sorte ou que não é merecedor do que possui.

A verdade é que você faz sua própria sorte e tudo começa adotando uma mentalidade financeira positiva.

Para aumentar sua riqueza, comece eliminando esses 8 hábitos financeiros que te mantém pobre.

1. Apaixonar-se por um banco

A crença de que os "bancões" são os locais mais seguros para manter seu dinheiro está te impedindo de aumentar sua riqueza.

Os grandes bancos se beneficiaram por muito tempo de uma “arquitetura fechada” na qual o investidor ficava preso às opções de investimento da instituição que era cliente.

Como uma relação comercial já estabelecida com correntistas, os bancos atuavam tanto como emissor quanto como distribuidor do produto que, geralmente, estavam atrelados mais às metas financeiras da instituição.

Com poucas opções, os correntistas aceitavam quase cegamente as orientações do gerente, que não tem como se desvincular de suas metas e sistemas de comissão e remuneração ao fazer as recomendações de investimento.

Assim, o investidor ficava com seu dinheiro preso em produtos de baixo rendimento do próprio banco.

Porém, o modelo mudou com as corretoras de valores e plataformas de investimento digital que proporcionam uma maior transparência e independência para o investidor.

O problema é que a mentalidade de muitos investidores não acompanhou essa evolução.

Apaixonados pelos grandes bancos e acreditando que eles são a opção mais segura, a maioria dos brasileiros ainda mantém seu dinheiro na poupança rendendo muito pouco e seguidas vezes perdendo para a inflação.

Manter o dinheiro na conta-corrente, na poupança ou em produtos de baixo rendimento do banco que possui conta é um hábito financeiro que te impede de aumentar sua riqueza.

Não é preciso arriscar seu dinheiro, mas há outras opções igualmente seguras, mas mais rentáveis para investir seu dinheiro.

Se você ainda tem medo, não sabe onde investir ou simplesmente quer ajuda para tomar as melhores decisões, conte com um profissional financeiro de confiança e sem conflito de interesses para te ajudar.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Pensar que dinheiro não importa

Crenças como "o dinheiro é a raiz de todo o mal" e "a riqueza corrompe" fez com que algumas pessoas internalizaram a ideia que que o dinheiro é ruim e que não importa.

Por mais que o dinheiro não compre felicidade (existem muitos estudos sobre isso, alguns dizendo que compra até certo ponto), não se pode negar que ele traz conforto.

O dinheiro importa e quer você queira ou não, ele comanda o mundo.

Sem dinheiro, você passará fome, não poderá oferecer as melhores escolas e acesso aos melhores hospitais aos seus filhos.

Não seja sugado para o jogo de ódio ao dinheiro. Em vez disso, respeite o dinheiro. Aprecie o que você compra e a liberdade que ele traz.

3. Se perder no "compre agora e pague depois"

O cartão de crédito é um grande aliado, o problema está na falta de planejamento ao usá-lo.

Comprar agora, pagar depois é uma armadilha para quem não tem controle financeiro e facilmente se transforma em um dos piores hábitos financeiros que te impedem de aumentar a riqueza.

As dívidas retiram seu dinheiro e nenhum investimento pode recompensá-lo igualmente. Por isso, se você possui dívidas, pague-as primeiro.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4. Confiar na sorte

A sorte pode ser sua grande aliada, mas não dá para depender inteiramente dela. Quando se trata de finanças é preciso fazer a sua parte.

Caso contrário, todas as pessoas que ganhassem na loteria não teriam mais problemas financeiros, mas sabemos que, mesmo após ganharem uma "bolada", a maior parte delas está pobre novamente.

O motivo: mentalidade financeira.

Se você não tiver força de vontade para controlar suas finanças, certamente não irá aumentar sua riqueza.

5. Esperar muito para investir

Esperar o momento ideal para fazer as coisas costuma ser um péssimo hábito financeiro.

Tentar cronometrar o mercado é um jogo perdido. 

Esperar o momento onde tudo estará alinhado para iniciar seus investimentos para o futuro é uma ilusão.

O melhor momento para investir é sempre agora. Porque se você não fizer isso, seu dinheiro encontrará uma maneira de fluir para outra coisa. 

6. Tentar viver uma vida que não é sua

Outro hábito financeiro que te impede de construir riqueza é tentar viver uma vida de luxo, acima de suas posses.

Parece que parecer é mais importante que ser.

Jogar o jogo das aparências te impede de aumentar sua riqueza. 

Não compre coisas de que não precisa para impressionar.

Não tente acompanhar pessoas que estão financeiramente em outro estágio.

7. Foco excessivo nas despesas

Muitas vezes você está tão empenhado em economizar dinheiro, usar cupons, e trabalhar com orçamentos rígidos, que se esquece que a principal ferramenta para aumentar a riqueza é ganhar mais.

Embora economizar e cortar despesas faça parte, para se tornar mais valioso, você precisa buscar formas de aumentar sua renda.

Não é contando centavos que sua taxa de poupança vai aumentar.

Por isso, reprograme sua mente para se concentrar nas suas habilidades, não nas despesas.

8. Não economizar em impostos

Você já pensou quanto do seu dinheiro vai para os impostos? Melhor nem pensar.

O Brasil é um dos países com maior carga tributária e menos retorno para a população.

Por falta de planejamento, muitas vezes pagamos mais impostos do que o necessário e desperdiçamos dinheiro em taxas que não precisaríamos.

Existem maneiras de pagar menos impostos dentro da legalidade! Para isso, você precisa de um planejamento tributário.

Nas melhores consultorias de investimento, você conta com o auxílio no planejamento tributário, que lida com todo tipo de imposto envolvido no plano de investimento do investidor. 

O objetivo é ajudar este investidor a pagar menos tributos dentro da legalidade. 

A matemática é simples: quanto menos imposto o investidor paga, mais rentabilidade ele obtém. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mudar a mentalidade ajuda a aumentar a riqueza

Eliminar hábitos financeiros ruins e trocá-los por hábitos saudáveis são a chave para fazer a transição da riqueza básica para a abundância.

Parte importante disso passa pela sua mentalidade financeira e do seu comportamento como investidor.

Sua mentalidade pode impedir você de enriquecer. Não deixe que suas crenças o impeçam de conquistar a liberdade financeira.

Destrave o sucesso com a ajuda de um consultor de investimentos.

Informe o DDD + 9 dígitos