Rico e famoso, Mark Cuban tem um jato, um time de basquete e é estrela do reality show "Shark Tank", mas nem sempre foi assim. 

Mark Cuban é um bilionário que fez fortuna do zero.

Mesmo com o instinto de empreendedor, por anos ele viveu com o orçamento apertado de estudante universitário, dirigindo carros velhos, comendo comida ruim, mas economizando

Hoje é um grande empreendedor, um investidor com visão de futuro e que sabe tomar riscos calculados

Cuban fundou e vendeu empresas, comprou participações e parte de seu patrimônio é alimentado por startups em todo o país. 

Todo esse sucesso de Mark Cuban pode servir de inspiração para quem busca empreender ou investir.

Pensando nisso, o site GoBankingRates fez uma seleção dos melhores conselhos de Mark Cuban que podem inspirar e educar investidores de todos os níveis.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Primeiro pague a dívida, depois invista

Em uma entrevista para a MarketWatch em 2018, Cuban apresentou um argumento indiscutível do por que pagar dívidas antes de investir pode render o maior retorno de todos.

“O melhor investimento que você pode fazer é pagar seus cartões de crédito ou pagar qualquer dívida que tenha. Se você tem um empréstimo estudantil com taxa de juros de 7%, por exemplo, se pagar esse empréstimo estará ganhando 7%, esse é o seu retorno imediato, que é muito mais seguro do que escolher uma ação, tentar escolher um imóvel, ou seja o que for ”, disse Cuban.

Nunca invista para sair de apuros

Assim como você nunca deve apostar se é absolutamente necessário ganhar, Cuban diz que as mesmas regras se aplicam para investimentos.

“Se você está comprando porque precisa que o preço suba e resolva um buraco financeiro em que está, esse é o momento ERRADO de negociar”, tuitou Cuban em 3 de fevereiro. 

“E todos nós temos que respeitar as pessoas que optam por vender porque eles precisam. As contas não se importam com o que o mercado faz.”

Não invista no mercado de ações

Cuban já proferiu algumas palavras duras para aquele que é a maior máquina de geração de riqueza, o mercado de ações. 

Em 2007, ele usou seu blog para oferecer alguns conselhos a jovens que não sabem o que fazer com seu dinheiro.

Ele escreveu: “Os idiotas que dizem para você colocar seu dinheiro no mercado porque eventualmente ele aumentará precisam dizer isso porque estão tentando lhe vender algoNunca coloque seu dinheiro em algo onde você não tenha uma vantagem de informação."

"Por que investir seu dinheiro em algo que um corretor lhe disse para fazer? Se o corretor tivesse uma pista, ele / ela não seria um corretor, eles estariam em uma praia em algum lugar. ”

Por isso a importância de estudar o mercado e investir por conta própria.

Se for investir na Bolsa de Valores, compre um fundo de índice

O conselho de Cuban para aqueles que querem começar a investir na bolsa de valores reflete o que o investidor bilionário Warren Buffett oferece há muitos anos: comprar um fundo de índice (ETF).

Em uma entrevista com o fundador da Hayman Capital Management, Kyle Bass, Cuban disse, “para os investidores não muito informados sobre os mercados, a melhor aposta é um ETF, como o fundo S&P 500 ”, de acordo com MarketWatch.

'Viva como um estudante'

Cuban disse à revista Time's Money o quanto foi influenciado por um livro chamado “Lucrando com o sonho americano: como se aposentar aos 35 anos”.

“Toda a premissa do livro era: se você pudesse economizar até US$ 1 milhão e viver como um estudante, você poderia se aposentar. Mas você precisaria ter a disciplina de economizar e de como gastaria seu dinheiro quando chegasse lá."

"Eu fazia coisas como ter cinco colegas de quarto e viver de macarrão com queijo e era realmente muito, muito frugal. Eu tinha o pior carro possível. ”

Compre uma ação em que você acredita e 'segure'

Quando o frenesi do Reddit e do GameStop diminuiu, Cuban foi capaz de oferecer alguns conselhos perspicazes, já que a maior parte do mundo investidor estava lutando para entender o que estava acontecendo.

Em um Reddit AMA (Ask Me Anything), Cuban respondeu a um usuário com esta comparação com o Bitcoin (BTC):

“Muitos compraram nas altas em 2017 e viram cair ⅔ ou mais, mas eles seguraram porque acreditam no ativo ... Quando eu compro uma ação, eu procuro saber por que estou comprando. Então eu seguro até vejo que algo mudou". 

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

Assuma riscos, mas jogue seguro 90% do tempo

Sem risco, não pode haver recompensa e, quanto maior for o risco, maior será o potencial de retorno. 

Cuban aconselha que os investidores tentem voos mais altos, mas apenas com uma parte de seus investimentos.“Se você é um verdadeiro aventureiro, você pode pegar 10% e colocá-lo em Bitcoin (BTC) ou Ethereum (ETH), mas se você fizer isso, terá que fingir que já perdeu seu dinheiro . É como colecionar arte, é como colecionar cartões de beisebol, é como colecionar sapatos. É um panfleto, mas eu o limitaria a 10% ", disse Cuban à Vanity Fair.

Qual Criptomoeda Comprar Hoje? Baixe Grátis o Relatório da Criptomoeda Promissora para 2022".