Cada objetivo possui uma estratégia de investimentos mais adequada, não segui-la pode resultar em erros caros. Veja os 5 piores erros ao investir para aumentar o patrimônio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O crescimento patrimonial é um dos principais objetivos de quem investe ou quer começar a investir. 

Aumentar a riqueza é tido como uma forma de melhorar a estabilidade financeira e dar mais tranquilidade, seja para quem está preocupado com a carreira, o futuro dos filhos ou pensando na aposentadoria.

Os investimentos são potencializadores do aumento de patrimônio, mas resta a dúvida: como investir certo para o crescimento patrimonial ser efetivo e mais seguro?

Mais do que saber o que fazer para aumentar a riqueza, é importante conhecer o que não fazer. Veja os 5 piores erros ao investir para aumentar patrimônio que você deve evitar:

1- Buscar ganhos irracionais e rápidos

Um dos piores erros daqueles que investem para aumentar o patrimônio é almejar ganhos rápidos e excessivos.

A primeira coisa que você precisa entender é que não existe milagre, nem dinheiro grátis.

Se uma aplicação financeira está oferecendo ganhos muito acima da média, certamente existe um risco alto a ser considerado que, na maioria das vezes, não vale a pena.

Atraídos por uma suposta chance de ganhos altos e rápidos que muitos arriscam dinheiro em ativos fadados ao fracasso ou golpes financeiros e acabam perdendo muito do que foi investido ou até tudo.

Perseguir ganhos irracionais e rápidos geralmente leva a decisões precipitadas e investimentos arriscados. 

Portanto, mantenha as expectativas realistas e evite a mentalidade de ganância que busca o enriquecimento rápido. 

Os grandes investidores de sucesso não alcançaram a liberdade financeira aumentando a aposta, mas sim, focando em investimentos sólidos e consistentes, reinvestindo os lucros e deixando os juros compostos fazerem seu trabalho.

Para investir certo procure um consultor de investimentos para te ajudar a definir, de acordo com seus objetivos e perfil de investidor, a melhor alocação de ativos para você.

2- Desconsiderar os riscos

Outro erro muito comum ao investir para aumentar o patrimônio é o de ignorar os riscos do mercado. 

Investir sempre vai envolver riscos, sejam eles maiores ou menores. Ignorá-los é um erro grave que pode resultar em uma perda significativa do patrimônio.

É essencial compreender os riscos associados a cada investimento, avaliar cuidadosamente a relação entre risco e retorno e fazer uma gestão apropriada.

3- Ignorar o perfil de investidor

Cada investidor possui um perfil de risco. Além disso, seus objetivos, estágio de vida e prazos para investimento são únicos. Ignorar esses aspectos do perfil e investir em ativos que não estão alinhados pode ser prejudicial. 

Enquanto alguns investidores são mais arrojados e estão dispostos a assumir mais riscos em troca de uma maior retorno, outros são mais conservadores e preferem investimentos de menor risco.

Investir em ativos de alto risco e com maior possibilidade de retorno pode ser tentador, mas caso o investidor não tolere o risco, pode acabar vendendo antes da hora ou perdendo noites de sono por causa da volatilidade dos seus investimentos.

Para evitar erros e ter mais tranquilidade, é essencial conhecer a si mesmo e buscar investimentos que se encaixem em seu perfil e objetivos.

Um consultor de investimentos pode te ajudar a descobrir seu perfil e recomendar a carteira ideal para seu momento de vida.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4- Focar no curto prazo

Outro erro comum ao investir para aumentar o patrimônio é focar apenas em atingir objetivos de curto prazo.

Embora as conquistas no curto prazo devam ser consideradas e, geralmente, possuam um impacto positivo no bem-estar do investidor, também é necessário levar em consideração a construção de patrimônio para o futuro.

O jeito certo de investir para aumentar o patrimônio envolve foco no longo prazo. 

Ter um horizonte de tempo maior para o investimento pode trazer diversos benefícios, entre eles a redução dos riscos da carteira. 

Outro benefício do longo prazo está relacionado aos juros compostos. Os retornos dos investimentos aliado aos aportes frequentes são capazes de gerar um efeito exponencial sobre a sua carteira acarretando em um patrimônio cada vez maior. 

5- Falta de constância

Constância e disciplina são fatores essenciais para aumentar o patrimônio com investimentos.

Aportes regulares e o reinvestimento de dividendos contribuem para acumular patrimônio ao longo do tempo, impulsionando seu crescimento financeiro. 

Essa consistência também ajuda a desenvolver uma mentalidade financeira positiva e evitar decisões precipitadas, principalmente em momentos difíceis do mercado.

Erro bônus: Não ter ajuda profissional

Geralmente quem investe por conta própria, principalmente com o objetivo de crescimento patrimonial, se expõe a riscos elevados sem necessidade.

Com uma consultoria de investimentos, o investidor tem acesso a informações atualizadas, análises aprofundadas e a expertise de um profissional que vive o mercado financeiro.

Essa ajuda pode contribuir para evitar esses e outros erros e maximizar o potencial de crescimento do seu patrimônio.

Um consultor de investimentos pode trazer um olhar imparcial, sem conflito de interesse e te propor estratégias de investimentos de acordo com seu perfil, objetivos e realidades específicas.

Para um portfólio que atravesse momentos complexos do mercado e que entregue a melhor performance possível, fale com um consultor de investimentos.

Informe o DDD + 9 dígitos